Tarifas de ônibus intermunicipais ficam 7% mais caras

Aumento entra em vigor a partir deste domingo na região e preocupa passageiros

Passageiros embarcam em ônibus que faz a linha Lorena-Piquete; passagens ficam 7% mais caras (Foto: Lucas Barbosa)
Passageiros embarcam em ônibus que faz a linha Lorena-Piquete; passagens ficam 7% mais caras (Foto: Lucas Barbosa)

Lucas Barbosa
Regional

A secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos anunciou, na última quarta-feira, que a partir deste domingo as tarifas das passagens intermunicipais de ônibus sofrerão um reajuste de 6,81%. O aumento ficou acima da inflação, desagradando os usuários do transporte.

De acordo com a secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos, o reajuste da tarifa dos ônibus intermunicipais foi motivado pelo aumento dos gastos das empresas com combustíveis, mão de obra e valor de manutenção e compra dos veículos.

O reajuste pegou de surpresa o torneiro mecânico, Washington Lima, 41 anos, morador de Lorena, que duas vezes por semana utiliza o ônibus para ir trabalhar em Taubaté. “O povo tá todo sem dinheiro por causa da crise e as empresas de ônibus vão e aumentam ainda mais a passagem. Só seria justo eles reajustarem o valor caso os ônibus oferecessem algo a mais para os passageiros. Está cada dia mais difícil viver no Brasil”, protestou.

Lima também questionou a forma que o anúncio do reajuste foi realizado. “Sempre quando eles aumentam a passagem, não se importam em avisar a população com mais antecedência, sempre é na mesma semana. Acho isso um absurdo, mas infelizmente não tem nada que a gente possa fazer”.

A cuidadora de idosos, Ednéa Santana, 48 anos, moradora de Piquete, também criticou o reajuste da tarifa. “Para quem é rico pode parecer pouca coisa esse aumento, mas para a gente que é mais humilde acaba pesando muito. Tenho medo que a minha patroa me troque por alguma cuidadora de Lorena, já que ela vai ter que pagar mais para eu vim quase todo dia de Piquete pra cá”.

Os novos valores das passagens estarão disponíveis no site oficial da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) a partir da próxima segunda-feira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *