Ajuste de 80% na Taxa de Iluminação abre debate em Guará

Vereadores divergem do prefeito Francisco Carlos e dividem opiniões na Câmara Municipal

Rafael Rodrigues – Guaratinguetá

 

A Prefeitura de Guaratinguetá enviou à Câmara o projeto de lei que solicita um reajuste de 80% na Taxa de Iluminação paga pelos moradores desde 2010, quando foi criada no governo do ex-prefeito Junior Filippo. A justificativa é de que o valor arrecadado não cobrirá gastos futuros. O projeto deve ser votado ainda esse ano.

A medida desagradou à população e causou discussão na Casa, já que alguns parlamentares como o João Pita Canettieri (PSB) se mostraram contrários ao projeto. “Na realidade esse projeto já está na Câmara e foi muito discutido pelas comissões. A maioria de nós vereadores está contra esse aumento por considerarmos abusivo. Ainda se houvesse apenas um realinhamento dentro da inflação, mas 80% vai pesar no bolso do cidadão”, afirmou.

A iniciativa partiu de uma exigência do Governo Federal em passar a responsabilidade da manutenção dos postes, que até então era da concessionária EDP Bandeirantes Energia, para o Executivo.

Segundo Pita, ainda não há data para que o projeto seja votado. A última sessão do ano ocorre no dia 11 de dezembro, mas até o dia 31 o prefeito ou presidente da Câmara pode pedir uma extraordinária para votar a matéria. “Nós temos sessão até dia 11, mas podemos ter a qualquer momento uma extraordinária, já que se esse aumento for valer no ano que vem, deve ser votado até o final de 2014”, explicou.

Para o vereador, a matéria deve ser reprovada, e o prefeito Francisco Carlos (PSDB), deve sofrer uma derrota na Câmara caso os valores não sejam revistos. “Eu não posso falar por todos, mas a maioria dos colegas com quem eu tive a oportunidade de conversar, são contrários a esse aumento de 80%. Por isso acho que se o projeto for para votação, não será aprovado”.

População – A notícia do reajuste na cobrança da Taxa de Iluminação Pública não foi bem recebida também pela população. A comerciante Cláudia Amparo disse que a cobrança, somada a todas as taxas, pesa demais no bolso do contribuinte. “A gente já paga tanta taxa, agora reajustar dessa maneira vai pesar ainda mais no fim do mês”, afirmou.

A opinião é compartilhada pelo aposentado Aristide Carvalho, que ainda cobra as melhorias na cidade com o dinheiro dos tributos. “Na minha opinião é mais uma maneira da Prefeitura conseguir dinheiro, sendo que nem com o que a gente paga eles fazem alguma melhoria na cidade”, finalizou.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?