Cruzeiro oficializa poder de multa de trânsito para Guardas Municipais

Atuação dos agentes deve começar em setembro

Cruzeiro multa
Agente organiza trânsito no cruzamento da Jorge Tibiriça com Major Novaes, região central de Cruzeiro, em dia de manutenção de ruas (Foto: Arquivo Atos)

Da redação
Cruzeiro

Na mesma direção do STF (Supremo Tribunal Federal), que confirmou na semana passada o poder das Guardas Municipais aplicar multas sobre qualquer tipo de infração de trânsito cometida nas cidades, Cruzeiro pretende aumentar a fiscalização nas ruas da cidade com a atuação dos GCM. Um decreto assinado pelo prefeito Rafic Zake Simão autoriza que Guardas Civis Municipais possam emitir multas no município.

De acordo com a administração municipal, a intenção é aumentar o rigor na fiscalização, trazendo mais segurança no trânsito do município. “Nós queremos trazer mais segurança para toda nossa população. E no trânsito é necessário um rigor maior, principalmente devido ao grande número de veículos que existe na cidade atualmente. Dessa maneira vamos também moralizar nosso trânsito”, disse o comandante da GCM de Cruzeiro, Fabio Eugênio.

Segundo ele, o rigor na fiscalização do trânsito se faz necessária a medida que o número de veículos aumentam consideravelmente em Cruzeiro, atingindo, atualmente, cerca de 40 mil veículos, o que corresponde a 1 carro para cada 2 pessoas.

O comandante da Guarda explicou ainda que boa parte do efetivo poderá atuar no trânsito da cidade assim que concluírem um curso que será ministrado ainda neste mês de agosto. “Não serão todos os nossos homens que irão aplicar multas, mas boa parte da nossa guarda passará por esse treinamento. Alguns deles já fizeram o curso, então dessa maneira, estão aptos a aplicarem multas na cidade”, explicou.

Assim, o órgão poderá fiscalizar condutas como excesso de velocidade, estacionamento em locais proibidos, tráfego de veículos com peso acima do permitido para determinada via e até mesmo blitz, podendo solicitar documentação de veículo e motorista.

Fábio Eugênio disse ainda que a atuação dos Guardas Municipais no trânsito deverá acontecer já em setembro, logo que for concluído o curso de especialização. “Nós pretendemos começar a atuar logo em setembro, inclusive estamos confeccionando os talões de multas com o brasão da guarda, para identificação de quem aplicou a penalidade”, finalizou.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?