Parceria entre Estado e Guará oficializa moradias do Vida Longa

Residencial é destinado a idosos que vivem sozinhos e em situação de vulnerabilidade social; além da habitação, programa oferece atividades

Assinatura que formalizou o programa Vida Longa em Guará; empreendimento deve contar com 28 moradias (Foto: Reprodução PMG)

Fabiana Cugolo
Guaratinguetá

As obras do programa Vida Longa, do Governo de São Paulo, foram oficializadas na última sexta-feira (7) em Guaratinguetá. A cerimônia realizada no local onde será construído o residencial, na rua Jerônimo Albuquerque, no bairro Nova Guará, contou com a presença do secretário-executivo de Habitação do Estado, Fernando Marangoni.

O programa, lançado em outubro de 2019, é destinado a idosos que vivem sozinhos, e em situação de baixa renda. As construções são promovidas por meio das parcerias entre as secretarias de Estado da Habitação, Desenvolvimento Social, a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) e prefeituras paulistas.

Os projetos dos imóveis são criados de acordo com os parâmetros de acessibilidade. Os idosos que serão contemplados não pagam taxa de ocupação e contas de água e luz. Além das isenções, as casas são entregues com móveis e eletrodomésticos. Em Guará, o residencial será composto por 28 unidades habitacionais.

O gerente regional da CDHU, Francisco Vieira, o Tchesco, contou detalhes sobre as obras do programa. “Para que haja uma integração do idoso, o residencial possui salão na área externa, com churrasqueira, sala de tv, horta elevada e área para caminhada. A iniciativa conta também com psicólogos e nutricionistas para atender aos idosos. Tudo isso, para que as pessoas com mais idade se sintam protegidas”, explicou.

A filtragem dos idosos que vão residir no local será feita pela secretaria de Assistência Social do município. O secretário da pasta, Marcos Evangelista, explicou os critérios de seleção. “Primeiramente aqueles que já são acompanhados no Cras (Centro de Referência da Assistência Social) e no Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), os idosos devem ter autonomia para realizar suas atividades, renda familiar de até dois salários mínimos, e a vulnerabilidade social, como idosos sem renda, que moram sozinhos ou com vínculos familiares fragilizados ou inexistentes. Ou seja, idosos em situação de exclusão social. Outra condição colocada pelo programa é a de que o idoso deve residir em Guará por no mínimo dois anos”, explicou.

Outra atividade que está presente no Programa Vida Longa é a de cursos adequados à terceira idade, que também são definidos pela Assistência Social. “Vamos articular com a rede de proteção do idoso, atividades que serão levadas para dentro da vila, como, culturais, esportivas, oficinas de geração de renda, de convivência e fortalecimento de vínculos, já que o principal objetivo do programa é garantir a dignidade e qualidade de vida desse idoso, com envelhecimento ativo e saudável”, destacou o secretário.

As obras em Guaratinguetá têm investimento de R$ 3,4 milhões, e o início é imediato. De acordo com as regras do programa, a construtora responsável tem um período de 12 meses para realizar a entrega da construção. Na RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte), além de Guará, somente Caraguatatuba conta com o residencial do Vida Longa.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?