Vale registra aumento de violência contra deficientes físicos

Levantamento aponta mais de mil casos na região; Cruzeiro e Guará lideram os registros no Vale do Paraíba

Lucas Barbosa

Regional

Como se já não bastasse às dificuldades que os deficientes físicos enfrentam diariamente, o último levantamento da secretaria de Segurança do Estado apontou um dado preocupante no Vale do Paraíba. De acordo com o estudo, houve um aumento no registro de violência contra portadores de necessidades especiais na região.

Divulgado no fim de julho, o mapeamento da Drads (Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social), sediado em São José dos Campos, revelou que de maio de 2014 a maio deste ano, 1.074 deficientes foram vítimas de violência na região. Segundo os dados, a deficiência física foi a líder em agressões, com 456 casos, seguida pela intelectual, com 237 e visual que chega a 199 registros.

Segundo o apontamento, houve um aumento de cerca de 7% no número de agressões à portadores de necessidades especiais no Vale, comparado ao último levantamento.

Tentando conter este aumento, que também foi registrado em outras regiões do estado, a SEDPcD (Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência) aposta na conscientização. A pasta criou a Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania, que através de seminários, tem percorrido as regiões metropolitanas do estado para difundir a situação da violência e discutir convênios e programas na área da acessibilidade. “Muitas vezes a violência tem origem na própria família e isso, geralmente, não chega às autoridades. Só por meio de debates e sensibilização, como a intensificação da divulgação da moda inclusiva, é possível identificar ações discriminatórias e quebrar preconceitos”, afirmou o secretário adjunto da  SEDPcD, Cid Torquato.

No último dia 31, a Caravana da Inclusão foi realizada em Guaratinguetá. Também organizada pela Uvesp (União dos Vereadores do Estado de São Paulo), o evento foi voltado à população e ao poder municipal. A violência foi o tema mais debatido no evento. “Realmente este aumento no Vale do Paraíba preocupa todos nós que trabalhamos para a melhora de qualidade de vida dos portadores de necessidades especiais. Intensificaremos nossas ações nesta região para que estes números diminuam consideravelmente nos próximos anos”.

Ranking – São José dos Campos ‘sagrou-se’ como a cidade do Vale do Paraíba com o maior número de agressões a deficientes, chegando a 185 casos. Já Cruzeiro, com 86 ocorrências, e Guaratinguetá, com 46. Estas cidades apareceram no ranking das sete cidades com o maior número de registros.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?