Vereadores rejeitam aumento na conta de água em Cruzeiro

Projeto do Saae foi barrado na Câmara por unanimidade

Da redação
Cruzeiro

O Projeto do Executivo que pedia o reajuste na tarifa de água do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Cruzeiro foi tema de muita discussão na noite da última segunda-feira (10), quando a matéria foi reprovada por unanimidade pelos vereadores, com 9 votos a 0. De acordo com o projeto, a autarquia pedia aumento de 5,2% na conta de água do município, além da criação de novas tarifas. A justificativa do Saae era de que o dinheiro seria utilizado para obras iniciais no tratamento de esgoto da cidade.

Mesmo com todas as justificativas, os parlamentares não se convenceram da necessidade de criar novas taxas e reajustar as que já existem. Alguns deles apontaram falhas na confecção do projeto, enquanto a maioria dos vereadores alegou que não é o momento de realizar aumento de impostos, diante da crise financeira que o país vive.

Pelo menos essa foi a opinião compartilhada pelo vice-presidente da Casa, o vereador Charles Fernandes (PDT). Mesmo acreditando que é necessário realizar investimentos, principalmente visando a crise hídrica, o parlamentar acredita que não seria o momento de reajustar tributos na cidade. “Nós chegamos à conclusão que esse projeto não veio em um bom momento, principalmente pela situação econômica que o país está passando. Porém é necessário investimentos, principalmente na captação de água, já que passamos por sérios problemas no ano passado”, contou.

De acordo com a proposta apresentada aos vereadores, além do reajuste de 5,2%, o Saae pretendia também realizar aumento na taxa de esgoto, passando dos atuais 50% para 70% do valor da água e também a criação da tarifa de disponibilidade de água.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?