Cruzeiro aguarda aprovação do Estado para contar com posto do Poupatempo

Guaratinguetá, Pindamonhangaba e Caraguatatuba já contam com o serviço; proposta do Executivo pretende trabalhar em parceria com iniciativa privada

O prefeito de Cruzeiro, Thales Gabriel, que está à frente de projeto que busca a implantação de um posto do Poupatempo para a cidade (Foto: Arquivo Atos)
O prefeito Thales Gabriel, que está à frente de projeto que busca a implantação de um posto do Poupatempo para a cidade (Foto: Arquivo Atos)

Jéssica Dias
Cruzeiro

Cruzeiro busca condições para tornar realidade o sonho de contar com uma unidade do Poupatempo. Uma indicação da deputada estadual Letícia Aguiar (PSL) ao governo do Estado pede a instalação do serviço no município. Além da indicação, a parlamentar apresentou um projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a viabilizar a iniciativa, que atenderia mais de 450 mil pessoas.

Atualmente existem 72 unidades do Poupatempo nos 645 municípios paulistas. Na região do Vale do Paraíba e Litoral Norte são cinco postos, em Caraguatatuba, São José dos Campos, Guaratinguetá, Pindamonhangaba e Taubaté. De acordo com a deputada, as unidades não são suficientes para atender toda a demanda das 39 cidades da região, com cerca de 2,5 milhões de habitantes.

Segundo o prefeito Thales Gabriel Fonseca (SD), após aprovação do Estado para início da implantação, o Executivo pretende trabalhar junto à iniciativa privada, como já é feito na unidade em Taubaté, em parceria com o supermercado Shibata. “A gente pretende buscar alguma rede de mercado, lojista para fazer essa parceria. Não seria no formato de Guaratinguetá com prédio próprio. Nesse contexto, o município entraria com contrapartida de mão de obra e qualquer outro tipo de fomento financeiro que fosse necessário”.

Fonseca não quis dar mais detalhes sobre a possível instalação da unidade. Segundo ele, o pedido ainda é muito precoce. “Há uma previsão de o Estado aumentar o número de Poupatempo, e a deputada se antecipou e protocolou um projeto de lei para nossa cidade”, contou.
Nas unidades do Poupatempo os usuários têm acesso à emissão de documentos como RG, CNH e carteira de trabalho; Detran (licenciamento de veículos, registro, transferência); solicitação de serviços como pavimentação, iluminação pública e sinalização de trânsito.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?