Em 2019, Ubatuba confirma aumento de 1.173% no número de casos de dengue

Boletim epidemiológico aponta 176 contaminações nos primeiros quatro meses; 2018 teve 15 registros

Trabalho de visitas às casas de Ubatuba em busca de criadouros do mosquito Aedes aegypti (Foto: Divulgação PMU)
Trabalho de visitas às casas de Ubatuba em busca de criadouros do mosquito Aedes aegypti (Foto: Divulgação PMU)

Juliana Aguilera
Ubatuba

A Prefeitura de Ubatuba divulgou no último dia 25 um boletim epidemiológico sobre os casos de dengue nos primeiros quatro meses de 2019. Ao todo foram 176 confirmações, um aumento de 1.173% em relação à 2018. No ano anterior, foram registrados 15 casos. Outras 708 pessoas aguardam resultados do exame.

A Vigilância em Saúde da cidade informou que o aumento se deve ao subtipo do vírus. O sorotipo 2 teve pouca circulação em anos anteriores, pois a maior parte de casos de dengue registradas até então foram do tipo 1, 3 e 4. O aumento expressivo do número de pessoas contaminadas seria motivado pelo fato de a população não ter sido exposta ao tipo. Além disso, a época de calor intenso e de chuvas também favorece a proliferação do mosquito transmissor Aedes aegypti.

A supervisora da Vigilância em Saúde, Patrícia Sanches, explicou que o vírus já circulava pelo interior de São Paulo. “Isso chega aqui devido a movimentação de pessoas, já que aqui é um município turístico”, afirmou. Os bairros com maior registro da doença em Ubatuba são o Perequê Mirim, Estufa 2, Itaguá e a região central.

Para combater o vírus, a Vigilância promove ações sugeridas pelo Ministério da Saúde para a secretaria Estadual da Saúde. “Diante da confirmação do caso de dengue, a equipe faz o bloqueio e a nebulização. Fizemos também vários mutirões para recolher criadores e orientar a população”, explicou. Outra medida aplicada recentemente foi a avaliação da densidade larvária.

A Prefeitura recomenda o uso de repelentes, e afirma que a melhor prevenção é eliminar os criadouros do mosquito. Em caso de aparecimento de sintomas como febre alta, de 39ºC a 40ºC, com início repentino, dores musculares nas juntas e atrás dos olhos, dor de cabeça, fraqueza, vermelhidão no corpo e coceira, é recomendado buscar atendimento médico imediatamente. É aconselhado também que o paciente beba muita água.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?