Vacinação contra a pólio segue em baixa em Caraguá e preocupa Saúde

Levantamento da secretaria aponta que apenas 62% do público esperado está imunizado; Município amplia campanha

Vacinação contra poliomielite em Caraguá; cidade seguem em baixa na imunização contra a doença (Foto: Reprodução)

Bruna Silva
Caraguatatuba

A secretaria de Saúde de Caraguatatuba acendeu o alerta para de imunização contra a paralisia infantil. Estimada para ser encerrada na próxima segunda-feira (31), apenas 62% do público esperado compareceu para a campanha.

De acordo com informações do Município, embora a campanha tenha sido iniciada há cerca de dois meses, a adesão ainda está em baixa. Cerca de 33% do público esperado para a vacinação contra a pólio ainda não compareceu aos postos de saúde.

Conforme recomendação do Ministério da Saúde, todas as crianças abaixo de cinco anos devem ser vacinadas para evitar o retorno do vírus que causa a paralisia infantil. As crianças menores de um ano deverão ser imunizadas de acordo com a situação vacinal do esquema primário. Assim como as crianças de 1 a 4 anos devem receber a dose da vacina oral, desde que já tenham recebido as três doses de vacina inativada poliomielite do esquema básico. A doença é considerada contagiosa e aguda, causada por um vírus que afeta crianças e adultos, podendo afetar a mobilidade e enfraquecimento de membros como braços e pernas.

A imunização contra a enfermidade é a principal maneira de prevenção. Para efetuar a imunização, basta buscar a unidade de saúde mais próxima de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, com documento com foto e a carteira de vacinação da criança.

Após de mais de trinta anos sem registrar casos da doença, o Brasil identificou uma criança de três anos contaminada com o vírus no Pará. Este foi o primeiro caso desde de 1989, quando ela foi erradicada, depois de campanhas de vacinação.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?