Caraguá aposta em eventos gastronômicos para aquecer economia na baixa temporada

Festivais Saberes e Sabores Caiçara e do Camarão focam resgate da cultura da cidade litorânea; Ubatuba recebe Festival do Torresmo pela primeira vez

Pratos típicos são estratégias para atrair público; diferentes opções aos que têm o Litoral como destino neste feriado (Foto: Reprodução PMC)

Thamiris Silva
Litoral Norte

A expectativa de retomar eventos com as quedas de casos de Covid-19 deu a chance para três novos anúncios no cronograma de eventos gastronômicos da região. Em destaque, o Litoral Norte, com o primeiro Festival de Saberes e Sabores Caiçara e o 23º do Festival do Camarão, em Caraguatatuba, e a primeira edição do Festival do Torresmo, em Ubatuba.

Depois de mais de dois anos impedidos de realizar eventos, Caraguá deu início à programação do Saberes e Sabores na noite desta quarta-feira (20), com aulas de culinária, estandes, food trucks com espaço para alimentação, exposição de produtos artesanais e um local temático como o espaço kids e a tenda caiçara, além de apresentações musicais.

O evento segue até o próximo sábado (23). A Prefeitura espera aquecer a economia que sofre com a baixa temporada e com período de inverno, reunindo empreendedores, culinários, artesãos e artistas da cidade litorânea.

O Festival de Saberes e Sabores contará com pratos à base de peixe e frutos do mar, bebidas artesanais como cervejas e destilados, temperos, doces diversos, além da venda e exposição de produtos produzidos por produtores rurais, ceramistas e artesãos do município. Entre os pratos, caponata de berinjela japonesa e o tradicional marisco lambe-lambe, com mexilhões da Fazenda Marinha da Cocanha.

Já o Festival do Camarão, que encerrou as inscrições no último dia 14 para os pescadores interessados, será realizado entre os dias 15 e 24 de julho.

Serão 25 barracas, sendo 23 para comercialização de alimentos/refeições preparados, obrigatoriamente, à base de camarão e mandioca. A organização destinará 22 barracas exclusivamente a membros da Associação dos Pescadores da Praia do Camaroeiro e uma a membros da Associação dos Pescadores Artesanais da Zona Sul de Caraguatatuba. As outras duas serão para doces caseiros e tradicionais da região.

Quem visitar o festival terá a chance de degustar pratos como porções de camarão, mandioca, batata frita, peixe frito, pastel de queijo e, até dois pratos e dois salgados à base de camarão, previamente determinados e aprovados pela equipe organizadora do evento.

Os festivais serão realizados na Praça da Cultura, na avenida da Praia, no Centro. A programação completa está disponível no site da Prefeitura, o caraguatatuba.sp.gov.br.

Festival do Torresmo –Também com início nesta quarta-feira (20), a primeira edição do evento segue até o próximo domingo (24), na Praça de Eventos da Cidade, que fica na avenida Iperoig, no Centro de Ubatuba.

De acordo com a programação, o festival contará com a presença do chefe de cozinha Adan Garcia e preparos de pratos típicos com o torresmo.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?