RMVale projeta até de 3,7 mil contratações para o período de Natal

Aumento das contratações está relacionada à projeção positiva das vendas; região fecha mês de outubro com maior geração de empregos

Produtos natalinos para temporada de fim de ano; Natal volta a alavancar contratações e aumenta vendas (Foto: Reprodução EBC)

Thales Siqueira
RMVale

Faltando 16 dias para o Natal e 23 para o Ano Novo, o comércio da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) contratou de forma temporária para ampliar as equipes de atendimento. No primeiro prognóstico, a expectativa é de cerca de 3,7 mil funcionários temporários. Os dados são do Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região). O número é 7% maior do que o registrado em 2022 no mesmo período.

O aumento das contratações temporárias tem ligação direta com o aumento das vendas de Natal, que apresentam um crescimento de 8% na região em comparação com a mesma época do ano passado. O Sincovat estima que aproximadamente R$ 2,17 bilhões devem ser injetados na economia da região, já que o pagamento da primeira parcela do 13º salário aconteceu na última quinta-feira (30). O aumento é de 9,1% quando comparado com os números de 2022.

Entre as empresas que devem liderar a criação de empregos temporários estão as lojas de roupas, calçados e supermercados. As funções mais requisitadas pelos comerciantes devem ser os de vendedores, repositores de estoques, caixas, empacotadores e seguranças.

Os índices positivos e o cenário propício para os comerciantes no Natal são resultados da RMVale ter fechado outubro com saldo positivo na geração de empregos. Dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) apontam que foram criados 4.739 novos empregos no último mês, que teve o maior saldo de empregos do ano até o momento. Desde o início de 2023, a região conta com um saldo positivo de 21.712 vagas geradas.

São José dos Campos foi a cidade que mais se destacou na geração de empregos, totalizando um saldo de 1.842. Taubaté ocupa a segunda posição do ranking com um saldo de 958, seguida de Pindamonhangaba, que apresentou um saldo de 420 vagas de emprego, Ubatuba (359) e Jacareí (254).

Sete cidades da RMVale fecharam o mês de outubro com saldo negativo na geração de empregos, Cachoeira Paulista (-21), Campos do Jordão (-7), Natividade da Serra (-7), Santo Antônio do Pinhal (-7), Arapeí (-1), Jambeiro (-1) e Piquete (-1).

A reportagem do Jornal Atos entrou em contato com a ACC (Associação Comercial de Cruzeiro) e com a Acip (Associação Comercial e Industrial de Pindamonhangaba) para falar sobre o aumento das contratações temporárias para o Natal na região.

O presidente da ACC, Newton Fabio da Rocha, destacou que notou uma crescente procura pelo programa de estágio, o Intal, oferecido aos associados, especialmente no ramo de vestuário. O presidente da Acip, Mauro Rogério de Almeida, afirmou que após consultar algumas empresas de RH e de serviços temporários, pode notar um aumento considerável na procura de pessoas com o perfil para as vagas de auxiliar de estoque, empacotador, auxiliar de loja e garçonete. “Considerando que nossa cidade teve um aumento de 3% nas contratações temporárias em 2022, mesmo após a pandemia, temos a certeza de que este ano esse número deverá subir”, destacou Almeida.

Os dados do Sincovat mostram que as vagas temporárias são uma boa opção para quem almeja um emprego fixo, já que cerca de 20 a 25% das pessoas que começam a trabalhar na época do Natal e Ano Novo conseguem continuar na empresa.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?