Piquete e Cachoeira implantam prontuário eletrônico na saúde

Sistema informatiza o fluxo de atendimento para acesso rápido às informações na rede SUS

Recepção da ESF São João, em Cachoeira Paulista, que aderiu a prontuário eletrônico (Foto: Thales Siqueira)

Andréa Moroni
Thales Siqueira
RMVale

As cidades de Piquete e Cachoeira Paulista deram início a implantação do sistema de prontuário eletrônico nas redes de saúde municipais. Nesse sistema de software, ficam reunidas todas as informações do médico e do paciente. São dados como internações, carteira de vacinação digital, medicamentos do paciente e alergias.

O secretário de Saúde de Piquete, Luiz Humberto Leite, explicou que a implantação na cidade começou no final do mês de junho. “A primeira unidade a receber o sistema foi a Estratégia de Saúde da Família Santa Isabel, que passou a ter atendimento multidisciplinar, ou seja, com mais ofertas de serviços, como psicólogo, que não tem nas outras unidades”.

Leite destacou que o PEC (Prontuário Eletrônico do Cidadão) do SUS é um software onde todas as informações clínicas e administrativas do paciente ficam armazenadas, no contexto da UBS (Unidade Básica de Saúde), tendo como principal objetivo informatizar o fluxo de atendimento realizado pelos profissionais de saúde.

“O PEC é uma solução gratuita, desenvolvida e disponibilizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, capaz de otimizar o fluxo de atendimento das UBS, além de apoiar o processo de coordenação do cuidado do cidadão realizado pelas Equipes de Atenção Básica”.

Segundo o secretário, a informatização desses processos nas UBS traz benefícios como acesso rápido às informações de saúde e intervenções realizadas; melhoria na efetividade do cuidado e possível redução de custos com otimização dos recursos, além de aprimorar e automatizar o processo de envio de informações para o Ministério da Saúde.

Todos os profissionais da saúde de Piquete já passaram por capacitação e o investimento no programa foi de cerca de R$ 72 mil “Pelo nosso cronograma, até outubro todos os postos de saúde estarão utilizando esse sistema. Para que isso fosse possível, a prefeitura fez investimentos em hardware (computadores, impressoras) e vamos entregar 24 tablets aos agentes de saúde”, explicou Humberto.

Cachoeira – A secretaria de Saúde de Cachoeira Paulista também implantou, nos últimos dias, o Prontuário Eletrônico do Cidadão. Na cidade, a ESF (Estratégia Saúde Família) do São João foi a escolhida para o projeto-piloto para futura expansão em toda a rede de saúde municipal.

A coordenadora do Núcleo de Educação Permanente de Saúde, Gisela Mota, com os agentes de saúde da unidade do São João, realizou uma visita técnica a Piquete para entenderem como é o funcionamento do prontuário eletrônico na cidade.

De acordo com Gisela, a ESF do São João foi escolhida para funcionar como projeto-piloto, pois apresenta boa estrutura e equipamentos necessários para que a fase de teste seja concluída com êxito. “A fase de teste envolve questões estruturais, equipamentos, implantação do sistema e capacitação dos profissionais”.

A iniciativa tem como propósito melhorar e ampliar os serviços de saúde ofertados e promover o controle de histórico de saúde e médico. “A ideia é viabilizar agendamentos e avaliações através da atualização e informatização, o que qualifica o atendimento”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?