Guaratinguetá e Aparecida avançam para a fase amarela do Plano São Paulo

Após adiar a decisão, cidades aderem à nova etapa do cronograma estadual para retomada da economia

Consumidores usam máscaras no centro comercial de Aparecida; cidade amplia flexibilização do setor (Foto: Marcelo A. dos Santos)

Bruna Silva
RMVale
Guaratinguetá e Aparecida decidiram, nesta semana, que irão avançar para a fase amarela da flexibilização do isolamento social. A medida foi tomada 21 dias após a liberação do Estado para a RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte). Em meio à discussão sobre uma maior flexibilização, os municípios enfrentam ainda a elevação dos casos e também a recessão do turismo.

Em Guará, a ação passa a vale a partir da próxima segunda-feira (31), permitindo a reabertura de bares, lanchonetes, restaurantes, academias, clubes e parques municipais. Um novo decreto detalhado acerca de quais setores poderão ser retomados será publicado, ainda nesta sexta-feira. O município tem 1295 confirmações da Covid-19, ao menos 15 pacientes permanecem na Unidade de Terapia Intensiva e cinco na enfermaria. O vírus vitimou 42 pessoas.
Em pesquisa com os responsáveis por alunos na rede municipal, a gestão verificou que 84,9% são contrários à volta das aulas presenciais, o que motivou a decisão de não retornar com as aulas presenciais em 2020 para os 12 mil estudantes.

Já em Aparecida, a preocupação está voltada ao turismo. De acordo com o decreto municipal, padarias e setores do ramo já poderão funcionar com consumo local (somente com os clientes sentados à mesa) de segunda-feira a domingo, das 6h às 14h; bares e restaurantes poderão atender de domingo a segunda-feira das 11h às 15h e das 18h às 22h (os consumidores deverão permanecer sentados). Academias estão liberadas para treinos individuais das 6h às 10h e também das 18h às 12h; salões de beleza e barbearias deverão agendar o atendimento individualizado dentro do horário de atendimento, das 9 às 12h e das 13h às 18h, de segunda-feira a domingo.

No Santuário Nacional, no Centro de Apoio ao Romeiro, o consumo na praça de alimentação deverá ser somente nas mesas e balcões, de segunda-feira a domingo, das 9h às 17h. A secretaria de Saúde de Aparecida contabiliza 283 contaminações por coronavírus, dois pacientes seguem internados na Ala Covid da Santa Casa. Na cidade, houve dez casos fatais.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?