Estado lança Tabela SUS Paulista para reajustar repasses aos hospitais

Santas Casas e filantrópicos são foco de projeto, que segue para votação na Assembleia Legislativa e deve começar a atuar em 2024

Anúncio do Tabela SUS; proposta estadual pretende diminuir filas de atendimento na saúde pública (Foto: Reprodução GESP)

Da Redação
RMVale

O Governo de São Paulo vai complementar o valor que os hospitais recebem atualmente do Ministério da Saúde pelos procedimentos hospitalares. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou, na última segunda-feira (28), a criação da Tabela SUS Paulista, com o foco em aumentar o atendimento na rede pública de saúde e reduzir as filas pelas cidades do estado.

O anuncio, durante a comemoração de sessenta anos da CMB (Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas), contou com a presença de prefeitos, secretários de Saúde e representantes de hospitais filantrópicos e Santas Casas, com destaque para unidades que enfrentam problemas, como as unidades de Cachoeira Paulista e Cruzeiro, que funcionam sob intervenções municipais.

Para o governador, a proposta é a oportunidade de qualificar de vez o atendimento, garantindo saúde financeira aos hospitais. “Com a Tabela SUS Paulista, São Paulo vai remunerar os procedimentos de uma forma mais conveniente, correta e justa para que a gente mantenha as Santas Casas em operação, reabra leitos e aumente a quantidade de procedimentos”, explicou.

Centro de Hemodiálise da Santa Casa de Cruzeiro; unidades em intervenção municipal esperam complementos do Estado (Foto: Reprodução)

De acordo com o Estado, o projeto deve beneficiar 354 hospitais, que representam 50% do atendimento hospitalar no sistema único de saúde aos pacientes da rede paulista.

Nos próximos meses, uma equipe técnica vai se reunir com todos os serviços de saúde para discutir metas de atendimento.

Com recursos 100% oriundos do Tesouro Estadual, o projeto, que segue agora para a Assemblea Legislativa, tem projeção de entrar em vigor em janeiro de 2024, corrigindo a defasagem provocada pela ausência de correção da tabela nacional do SUS, que não é totalmente atualizada desde 1996.
“Vamos alocar recursos novos do Tesouro do Estado para aumentar o teto financeiro dos hospitais e, assim, possibilitar um maior volume de atendimento para diminuir as filas que causam tanto sofrimento a nossos pacientes”, comemorou o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?