EDP aponta 3239 “gatos” na RMVale e luta contra fraudes na rede elétrica

Somente no Vale do Paraíba foram recuperados 16,4 mil MWh que seriam capazes de abastecer as cidades de Tremembé, Aparecida e Potim por um mês; Litoral Norte conseguiu recuperar 4.074 MWh

Poste de energia com fraudes apresenta riscos a segurança; EDP registrou mais de três mil ligações ilegais na região (Foto: Reprodução)

Thales Siqueira
RMVale

Um levantamento divulgado pela EDP, empresa responsável pela distribuição de energia elétrica, apontou mais de 2.570 ocorrências de fraudes com energia elétrica, apelidadas de “gatos”, no Vale do Paraíba. Ao todo foram recuperados 16.400 MWh que seriam capazes de abastecer as cidades de Tremembé, Aparecida e Potim por um mês.

Entre os meses de janeiro a junho de 2023, a concessionária realizou 9,3 mil fiscalizações em residências, comércios e indústrias da região.

Durante a operação foram registradas 2.573 ligações ilegais. O número é ligeiramente menor do que o do ano passado, quando ocorreram cerca de 2.599 registros.

De acordo com a assessoria de imprensa da EDP, a fiscalização acontece por meio do monitoramento remoto, emprego de algoritmos e demais ferramentas de modelagem estatística. A companhia identifica com precisão as inconsistências na medição dos clientes, com alertas e mapeamento de suspeitas de irregularidades.
“Esse mapeamento permite um melhor direcionamento das equipes especializadas para as inspeções em campo, munidas de equipamentos de última geração. As operações são realizadas com o apoio das autoridades policiais”, destacou o representante da EDP, Marcelo Pedroso.

Para combater as irregularidades de energia em residências, comércios e indústrias, as equipes realizaram uma média de 52 operações diárias.

São José dos Campos lidera o ranking das cidades com mais registros de “gatos”. Ao todo foram feitas 3.059 inspeções que resultaram em 1.012 fraudes detectadas e 5.610 MWh recuperados, que é o suficiente para abastecer a cidade de Cachoeira Paulista por mais de um mês.

Já no Litoral Norte, foram registradas 666 fraudes em ligações na rede elétrica. O número é 3,9% superior ao mesmo período do ano passado, quando ocorreram 641 registros. Foram realizadas uma média de dez operações diárias que culminaram na recuperação de 4.074 MWh.

Mais fraudadas – Caraguatatuba, com 445 flagras de irregularidades,  ocupa o segundo lugar do ranking das cidades com maior número de registros. Em seguida aparecem Jacareí (410), Taubaté (316) e Pindamonhangaba (276).

Já os municípios com menos registros são: Cachoeira Paulista e Potim com 29 fraudes cada, Canas (7), Roseira (6), Monteiro Lobato (3). Jambeiro não apresentou nenhum caso.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?