Caraguá ultrapassa seis mil pessoas em situação de rua atendidas em 2022

Prefeitura aumenta vagas em casas de passagens para beneficiados e faz campanha de conscientização por auxílio na assistência

Ação Social para atendimento de pessoas em situação de rua; trabalho de acolhimento é reforçado na cidade (Foto: Reprodução PMC)

Andréa Moroni
Caraguatatuba

A secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania de Caraguatatuba já atendeu cerca de seis mil pessoas em situação de rua esse ano. Atualmente, a Prefeitura está desenvolvendo uma campanha para orientar a população a saber como agir nesses casos.

A diretora de Proteção Social Especial, Carmem Ferreira, informou que o Município tem realizado várias ações para atendimento dessa população. “Nossas ações compreendem o acolhimento, abordagem social e encaminhamento para as casas de passagem”.

A abordagem de pessoas em situação de rua em Caraguatatuba é realizada em sistema 24 horas. “Atuamos das 7h às 22h e depois em regime de plantão. Nós também estamos aumentando o número de vagas em nossas casas de passagem. Atualmente são sessenta vagas e vamos subir para 85”, explicou Carmem.

Segundo a diretora, a cidade tem registrado um aumento no número de famílias em situação de rua. “Por isso, é necessária a nossa atenção, e esse aumento no número de vagas já ajuda também a acolher essas famílias”.

A secretaria lançou recentemente a campanha “Melhor que mudar um momento é mudar a vida”, que tem como objetivo orientar a população sobre qual é a melhor atitude nesses casos. “Nós orientamos que aqueles que encontrarem alguém em situação de rua deve entrar em contato com o nosso plantão ou acionar a secretaria para que seja possível fazer o atendimento adequado”.

Carmem ressaltou que muitas pessoas que vivem na rua não querem mudar de vida. “São vários os motivos que levam as pessoas a continuarem a viver na rua, mas nós fazemos as nossas intervenções, encaminhamos para a nossa rede de serviços, fornecemos passagens para outros municípios. Fazemos o que é possível para atender essa população”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?