Parceria entre Associação Amando o Próximo e prefeituras ajuda pessoas em situação de rua em Cruzeiro e Lorena

Casas de passagens oferecem vagas e atendimento para aqueles que aceitarem deixar às ruas

Moradores de rua em Cruzeiro; local tem bastante frequência; cidades da região realiza parceria para reduzir impacto (Foto: Arquivo Atos)

Andréa Moroni
RMVale

Ação desenvolvida pela Prefeitura de Cruzeiro, através do Creas (Centro de Referência e Assistência Social), e a Associação Amando o Próximo, tem prestado assistência à população em situação de rua, com maior foco nos dias mais frios de inverno. O trabalho conta com outra unidade, em Lorena, onde também recebe apoio da Prefeitura.

As últimas abordagens em Cruzeiro foram realizadas nas madrugadas dos últimos dias 30 e 31. Segundo o vice-presidente da Amando o Próximo, Rogério Silvério Pereira, a parceria tem o objetivo de se aproximar das pessoas em situação de rua e convencê-las a irem para a Casa de Passagem. No local são oferecidos refeições, banho e dormitórios. “Essas pessoas são convidadas a irem para a casa, nós não podemos obrigar ninguém a ir”.

Durante o inverno foram dezenas de ações como essa realizadas em Cruzeiro. Aqueles que não aceitam ir para o projeto, receberam doação de cobertores e alimentos. “Nossa intenção é continuar até o dia 30 de setembro, prolongando um pouco o período do inverno”, explicou Pereira.

Em Cruzeiro, a Casa de Passagem (localizada na rua Engenheiro Antônio Penido, nº 19, no Centro), possui trinta vagas para acolher a população em situação de rua. “Nós temos uma parceria efetiva com a prefeitura, através do termo de colaboração, onde nós recebemos recurso financeiro para o acolhimento de pessoas em situação de rua”.

Lorena – A Associação Amando o Próximo possui uma filial em Lorena, com capacidade para acolher vinte pessoas em situação de rua. “Em Lorena nós também fizemos algumas abordagens em parceria com a Prefeitura, porque também temos um termo de colaboração”.

Pereira informou que, além das ações em parceria, foram realizadas denúncias da população e abordagens dos guardas municipais. A Casa de Passagem, em Lorena, fica na rua Conselheiro Rodrigues Alves, nº 160, no bairro São Roque.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?