Caraguá amplia atendimento e acolhe mais de quatrocentas pessoas em situação de rua

Somente nos dois primeiros meses de 2022, projeto fez 650 abordagens com alto índice de aceitação ao atendimento nas casas de passagem

Serviço de acolhimento de moradores em situação de rua; Caraguá atende mais de 400 pessoas desde o inicio do ano (Foto: Reprodução PMC)

Bruna Silva
Caraguatatuba

Ampliando o atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade social, a secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania de Caraguatatuba acolheu, entre janeiro e fevereiro, 438 indivíduos em situação de rua. A abordagem para população adulta ocorre diariamente.

De acordo com o levantamento feito pela pasta responsável, mais de 650 pessoas foram abordadas pelas equipes. De acordo com a Prefeitura, muitos não aceitam o acolhimento. As autoridades municipais não podem obrigá-lo ao atendimento, visando o direito de ir e vir do cidadão.

As abordagens ocorrem todos os dias, entre 8h e 23h, em locais estratégicos, conforme maior aglomeração de pessoas em situação de rua. As equipes orientam sobre a importância do acolhimento, além de alimentação adequada, acompanhamento médico e psiquiátrico, há também a tentativa de reintegração à sociedade, por meio de encaminhamentos para internação em clínicas para tratamento de dependência química. Em caso de pessoas que não são naturais de Caraguatatuba, há o retorno à cidade de origem e também regularização dos documentos e benefícios.

O processo de acolhimento é feito em duas residências de passagem. Já a ação conta com parceria de duas OS (Organizações Sociais): o Centro de Recuperação Humano Renascer – Projeto Casa do Caminho e a Restitui. Nos locais, eles recebem atendimento com assistentes sociais, psicólogos e também quatro refeições diárias (café da manhã, almoço, café da tarde e jantar).

Para acionar as equipes para atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade basta ligar para as casas de passagem, Casa do Caminho (12) 3887-6287 e Restitui (12) 3600-2962 / (12) 99601-9403.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?