Atendimentos presenciais em cartórios eleitorais é retomado

Eleitores da região devem realizar agendamento prévio; cadastramento por meio de biometria segue suspenso

Cartório eleitoral de Pindamonhangaba; TRE aposta em retomada gradativa para garantir assistência (Foto: Bruna Silva)

Da Redação
RMVale

Após o impedimento devido às restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, os atendimentos presenciais dos cartórios eleitorais foram retomados. O TRE (Tribunal de Regional Eleitoral) de São Paulo aposta na retomada gradativa para garantir assistência, a dez meses das eleições de 2022.

Para ser atendido, o eleitor deve realizar, obrigatoriamente, o agendamento prévio, por meio da plataforma JE Digital, disponível no site do TRE-SP, localizado em “Serviço ao eleitor – Atendimento Virtual”, ou ligando para o número 148.

Mesmo com o fim das restrições no Estado, a coleta de biometria e para a realização da fotografia para o título permanecem suspensas, como medida de prevenção ao Covid-19.

Já o eleitor que pretende realizar o pagamento de multas por ausência nas últimas eleições, o TER-SP está disponibilizando duas formas de pagamento realizadas diretamente no site da Justiça Eleitoral, por meio do PagTesouro, uma plataforma de recolhimento de valores ao Tesouro Nacional.

Ao acessar a página, o eleitor clica em atendimento online e depois multas – eleitor em débito e em quitação de multa. Neste caso, é necessário realizar a consulta de débitos, inserindo os seus dados. Caso tenha débito, o sistema disponibilizará, além da opção “emitir GRU”, para impressão da Guia de Recolhimento à União simples e pagamento exclusivo no Banco do Brasil, a opção pagar. Ao clicar nessa opção, será direcionado para o fluxo de pagamento instantâneo via Pix ou cartão de crédito. Então, basta seguir as orientações em tela para efetuar o pagamento.

Quem optar por pagar via Pix poderá receber a chave de pagamento por meio de QR Code, com validade de 24 horas. O pagamento por cartão de crédito será intermediado pelos aplicativos PicPay e Mercado Pago. O eleitor que optar pelo cartão deve ficar atento à cobrança da taxa de intermediação, que é de 2,99%. Após efetuar o pagamento, a quitação da multa deverá ser processada no sistema da Justiça Eleitoral.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?