Atendimento de odontologia é ampliado na rede pública de Pinda

Apesar da pandemia, mais profissionais devem atender população no Pronto Socorro Municipal em situações urgência e emergência

Atendimento odontológico em Pindamonhangaba; cidade amplia serviço na rede pública (Foto: Reprodução PMP)

Bruna Silva
Pindamonhangaba

A Prefeitura de Pindamonhangaba anunciou, nesta semana, que ampliou o atendimento de urgências odontológicas, após suspender o serviço eletivo à população devido à pandemia de Coid-19. A ação é realizada através de uma parceria da administração municipal com a Santa Casa e conta com três profissionais, que trabalham em esquema de revezamento.

As consultas odontológicas continuam suspensas durante o dia no PS (Pronto Socorro Municipal) para diminuir o fluxo de circulação de pessoas no local, mas as unidades de saúde dos bairros prosseguem com atendimento de emergência e em algumas regiões o serviço está direcionado para unidades estratégicas.

Os moradores devem procurar o auxílio odontológico somente em casos de urgência em que apresentem dores intensas. Os dentistas atendem de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h, em regime de plantão à distância, e aos sábados, domingos e feriados das 9h às 17h em plantão presencial. De acordo com um levantamento da secretaria de Saúde, a atividade iniciadas em meados de março atende cerca de quarenta pacientes por mês.

A secretária de Saúde, Valéria dos Santos, enfatizou que anteriormente os moradores tinham o serviço odontológico somente até às 17h de sexta-feira, e que casos de emergências eram obrigados a aguardar até o próximo dia útil para ser atendido na rede pública. Ela destacou ainda que a expansão dos plantões não constituem atendimento básico de consulta e sim e urgência e emergência. Alguns dos procedimentos realizados pelos especialistas são drenagem de abscessos, extrações emergenciais, consulta e prescrição de medicações, além de estabilização de hemorragias.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?