Após suspender atendimentos, Caraguá retoma consultas na rede pública de saúde

Consultas haviam sido suspensas devido à alta de casos de Covid-19; situação entre profissionais da rede municipal também é de recuperação

Aferição de temperatura de paciente, em UBS de Caraguá; serviços retomados na Atenção Básica (Foto: Reprodução PMC)

Bruna Silva
Caraguatatuba

Com a normalização parcial do quadro de profissionais, a secretaria de Saúde de Caraguatatuba anunciou, nesta semana, a reabertura dos agendamentos para consulta clínica na UBSs (Unidades Básicas de Saúde). A decisão ocorreu após reunião da Divisão de Assistência á Saúde e a coordenadora da Rede de Atenção Primária.

Ainda no início do último mês, em meio à crescente de casos de Covid-19, a pasta responsável decidiu suspender todos os atendimentos com clínicos gerais como meio de “desafogar o sistema de saúde das unidades”. A cidade vivia também a contaminação entre os profissionais, o que dificultava o atendimento à população.

Buscando normalizar o atendimento na rede pública, 50% das agendas UBS’s será utilizado. A expectativa dos responsáveis é que até o final deste mês a assistência médica na rede primária seja regularizada. Os espaços também estão sendo utilizado como “porta de entrada” para pacientes com sintomas gripais, característicos de contaminação de coronavírus.

Os moradores que precisarem de acolhimento com clínico geral poderão buscar a unidade de saúde mais próxima para agendamento de consulta. As unidades atendem de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Recuperação – Apesar do cenário otimista com o avanço da imunização, Caraguatatuba contabilizou, nesta quinta-feira (3), 27,4 mil casos de Covid-19, sendo 3,9 mil de outros municípios.

De acordo com o boletim epidemiológico, mais de novecentas pessoas aguardam os resultados dos exames, enquanto 55 pessoas seguem hospitalizadas. O índice de ocupação na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) é de 42% e dos leitos de enfermaria 49%. A Prefeitura orientou para que “quem estiver apresentando qualquer sintoma gripal pode procurar uma unidade para receber atendimento”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?