Lorena sanciona criação do Conselho Municipal da Cultura

Artistas comemoram abertura de espaço para participação em debates; secretário espera participação da comunidade

Apresentação de dança de artistas em Lorena; cidade cria Conselho Municipal da Cultura (Foto: Arquivo Atos)

Maria Cláudia Gaspar
Lorena

O Prefeito de Lorena, Sylvio Ballerini, sancionou a lei que cria o Conselho Municipal da Cultura. O órgão será um espaço aberto para discussão e implantação de políticas públicas na área cultural da cidade, com participação do poder público e da comunidade.

A lei trata de um mecanismo vinculado à secretaria de Cultura que promoverá um canal mais direto para a participação de representantes do setor cultural na definição de diretrizes e projetos.

O conselho será presidido pelo secretário de Cultura Leandro Meirinho, que atuará com outros nove membros titulares e nove suplentes. Um fórum será formado por artistas, produtores culturais e associações inscritos no sistema municipal de cultura. As atividades serão abertas para o público.

Segundo Meirinho, o conselho será deliberativo e terá a maior parte formada pela sociedade civil e outra parte indicada pela administração pública. “Para Lorena, o conselho dará sugestões acerca de elaborações de planos municipais de cultura e ações da secretaria. É o que a gestão atual planeja na prática sobre a atuação da secretaria da Cultura”.

A artista lorenense Maju Umberto, 23 anos, acredita que a inclusão de quem atua na área será benéfica para que o conselho e a comunidade compreendam a importância de dar espaço aos artistas locais. “O apoio da comunidade é muito importante para a cultura local. Estamos recebendo mais atenção pela secretaria da Cultura e está sendo maravilhoso, inclusive o apoio e admiração por parte da Prefeitura. Espero que cada vez mais tenhamos esse reconhecimento de algo que fazemos com amor e para haver melhoria, inserir artistas em eventos pela cidade seria maravilhoso”, comemorou Maju.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?