Associação doa terreno para construção de centro de lazer em Lorena

Vizinha à sede da Aacal, área conta com cinco mil m²; entidade atua desde 1963 na defesa dos direitos de crianças e adolescentes

Reunião entre representantes da Prefeitura e da Aacal, que definiu os termos para doação de terreno (Foto: Divulgação PML)

Lucas Oliveira

Lorena

Há seis décadas prestando assistência a famílias de Lorena, a Aacal (Associação de Atendimento à Criança e ao Adolescente de Lorena) revelou que doará ao Município um terreno para a construção de um centro de lazer no bairro Vila Nunes. A iniciativa busca auxiliar a Prefeitura oferecer à população mais um espaço adequado de convivência e diversão.

Em nota publicada em suas redes sociais, na manhã da última quinta-feira (14), a administração anunciou que recebeu da Aacal uma carta de intenção de doação de uma área de 5 mil m² na avenida Marechal Teixeira Lott, que fica ao lado da sede da instituição. O documento foi entregue pela presidente da associação, Fernanda Milet, e pela tesoureira, Ana Maria dos Santos, ao vice-prefeito, Humberto Ballerini (PSD), no último dia 12. O encontro contou também com a presença do vereador Carlos Alberto Pereira, o Beto Pereira (DEM).

Em nota oficial, assinada por Fernanda Milet e Ana Maria dos Santos, a Aacal, que atua na defesa dos direitos das crianças e adolescentes e de suas famílias, revelou à reportagem do Jornal Atos o que a motivou a doar o terreno. “A motivação nasceu da necessidade de criarmos um espaço que favoreça a missão da Aacal. O terreno encontra-se sem uso e a pedido dos associados, que desejam contar com um espaço de lazer, é que propomos sua doação ao poder público. Os benefícios da área de lazer serão de grande ganho para a comunidade. Projetamos para que futuramente aconteçam nela momentos de partilha, brincadeiras, roda de escuta e lazer para os beneficiários, assim cumprindo uma de nossas missões estatutárias (trecho da nota)”.

Procurada pela reportagem do Jornal Atos, a Prefeitura de Lorena informou que só revelará detalhes do projeto de construção do centro de lazer após a conclusão do trâmite burocrático de doação da área, que deverá ocorrer no início do ano que vem.

Fundada em 1960, a Aacal oferece de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, ações socioeducacionais, esportivas e artísticas a 180 crianças e adolescentes durante o contraturno escolar. A associação, que também atende as famílias dos menores em situação de vulnerabilidade social, conta com uma equipe multidisciplinar responsável por ministrar oficinas de artes, ludopedagogia (arte de ensinar introduzindo o lúdico), ludoterapia (terapia destinada a crianças e que utiliza brincadeiras), judô, yoga, musicalização, teatreria, educação ambiental, língua estrangeira, educação digital e de serviço psicológico e social.

Até 2014, a entidade atuava no acolhimento institucional de crianças e adolescentes retirados de suas famílias por ordem judicial, principalmente após serem vítimas de maus-tratos.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?