Soliva planeja transformação do “Dario Rodrigues Leite” em arena multiuso

Projeto para o estádio inclui reaproximação com clube e investimento na infraestrutura esportiva

Palco dos melhores momentos do Guaratinguetá, o estádio Dario Rodrigues Leite aguarda saída da Prefeitura para retomar atividades; projeto de Marcus Soliva quer tornar Ninho da Garça arena multiuso (Foto: Leandro Oliveira)
Palco dos melhores momentos do Guaratinguetá, o estádio Dario Rodrigues Leite aguarda saída da Prefeitura para retomar atividades; projeto de Marcus Soliva quer tornar Ninho da Garça arena multiuso (Foto: Leandro Oliveira)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

Eleito novo prefeito de Guaratinguetá no último domingo, Marcus Soliva (PSB) já projeta ações para reorganizar o esporte. Entre as primeiras medidas estaria uma aproximação do Executivo com o Guaratinguetá Futebol Ltda, para 2017. Outra ideia é lançar uma PPP (Parceria Público Privada) para a administração dos espaços públicos do estádio municipal Professor Dario Rodrigues Leite.
O vereador apresentou na Câmara um requerimento que transforma o estádio em uma arena multiuso. Entre os tópicos citados pelo parlamentar, estão o fortalecimento aos clubes de futebol da cidade e parcerias público-privadas com empresas para realizar eventos no local.

No documento, Soliva também deixou clara a preocupação com a deterioração do Dario. Neste ano, o estádio sediou partidas do Manthiqueira nos campeonatos Paulista da quarta divisão e sub-20, e do futebol amador. O parlamentar criticou as trocas do gramado realizadas nos últimos anos. “Isso não é normal. É sinal de que existe uma falha na manutenção. Gasta-se um dinheiro em excesso e não consegue manter uma equipe para colocar esse gramado em condições de uso. Num estádio dessa magnitude se faz necessário um estudo de viabilidade para se criar uma arena multiuso, para eventos esportivos, culturais e musicais”, respondeu.

Pouco usado nesta temporada, o Professor Dario Rodrigues Leite permaneceu fechado a maior parte do ano. Para que não se transforme em um elefante branco, ou seja, um espaço valioso com alto custo de manutenção e pouco explorado, Soliva projeta a transformação do estádio em uma arena multiuso.

“A gente vê a preocupação dos times da cidade em jogar no estádio e o Guaratinguetá foi o mais prejudicado. Quando houve a troca do gramado ele não pôde jogar em casa e acabou rebaixado”, lembrou. “O custo para um clube é muito alto, com técnicos, jogadores, viagens. A Prefeitura não investe nessa área, mas a infraestrutura de um estádio deveria ser coberta pela Prefeitura”.

A Câmara pediu explicações sobre a atual situação do estádio, e o que será feito com ele. Soliva revelou ainda a proposta que está sendo estudada para uma parceria público-privada com uma empresa, para que ela explore espaços publicitários, bilheterias e shows na arena. Essas ações têm como objetivo levar o morador de Guaratinguetá e das cidades vizinhas a esse possível centro de eventos.

Aproximação – Soliva contou que pretende apoiar o Guaratinguetá em 2017. O clube-empresa não joga em casa há mais de um ano e tem na bagagem cinco rebaixamentos desde 2012. “O Guaratinguetá é um clube da cidade. Não podemos achincalhar o nome da nossa cidade e deixar o time à míngua. Ou para de usar o nome, ou a gente apoia o clube para disputar os campeonatos com apoio dessa infraestrutura do Poder Público. Queremos que o time volte a ser competitivo e faça boas campanhas, e não que vire um saco de pancadas como tem sido nos últimos anos”.

Ele contou ainda que o investimento no esporte será uniforme e atenderá aos clubes profissionais da cidade. Atualmente, apenas Guaratinguetá e Manthiqueira disputam competições oficiais.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?