Secretaria da Mulher de Guará lança campanha “Carnaval, sim! Assédio, não!” para os dias de folia

Iniciativa da pasta conscientiza por meio de publicações nas redes sociais, cartazes e distribuição de tatuagens temporárias

Campanha de conscientização contra assédio no Carnaval, em Guaratinguetá (Foto: Fabiana Cugolo)

Fabiana Cugolo
Guaratinguetá

A secretaria de Políticas para Mulheres de Guaratinguetá lançou na última semana a campanha “Carnaval, sim! Assédio, não!”, com o objetivo de prevenir e conscientizar a população sobre o assédio e importunação sexual durante os dias da folia. Com a volta da festa presencial neste ano, com desfiles de blocos e escolas de samba na cidade, a festa deve atrair grande público para a avenida Presidente Vargas. A iniciativa conta com a parceria das secretarias de Saúde, Cultura e Educação do município.

Segundo a responsável pela pasta da Mulher, Simone Oliveira, esta ação é a primeira de diversas programadas para o ano de 2023. “Tendo conhecimento que durante o Carnaval o número de assédio contra as mulheres aumenta muito, desenvolvemos a campanha para inibir as tentativas de assédio durante essa grande festa, para que as pessoas entendam que devem brincar distribuindo respeito e não espalhando medo e assustando pessoas mais vulneráveis”, destacou.

As ações da campanha contam com postagens nas redes sociais da secretaria da Mulher com orientação, apoio e informação ao público, e cartazes da campanha serão fixados em pontos estratégicos da cidade que devem contar com a presença de foliões. A pasta também preparou a distribuição de três tipos de tatuagens temporárias, com frases que têm o objetivo de impedir tipos de assédio. São elas “Não é Não!”, “Minha roupa não é um convite!” e “Meu corpo, minhas regras!”.

Durante a folia, a partir do sábado (18), domingo (19) e segunda-feira (20), dias em que acontecem o “CarnaCentro”, as tatuagens serão distribuídas na avenida Presidente Vargas, pela secretaria da Saúde, em uma tenda montada no local, e pela Cultura, na praça Conselheiro Rodrigues Alves. Na semana que antecede o Carnaval, a secretaria de Educação distribuirá parte destas tatuagens para meninas do nono ano do ensino fundamental.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?