Licitação do transporte segue sem previsão em Guará

Empresas São José e Oceano são a favor do certame e se adaptam para o processo; Soliva prioriza contrato

Passageiros embarcam em ônibus do TUG; serviço enfrenta dificuldades no processo de licitação (Foto: Arquivo Atos)
Passageiros embarcam em ônibus do TUG; serviço enfrenta dificuldades no processo de licitação (Foto: Arquivo Atos)

Da Redação
Guaratinguetá

A licitação do transporte público de Guaratinguetá é um dos três principais projetos da gestão Marcus Soliva (PSB) para o primeiro ano de governo. Antes mesmo de assumir os trabalhos no Executivo, o prefeito já colocava como relevante o retorno da discussão referente as linhas de ônibus da cidade. As empresas São José e Oceano, que operam as linhas, estão se adequando para a disputa do certame licitatório.

Soliva colocou como meta fechar o documento da licitação até o fim de junho, já que de acordo com a equipe de governo, o documento precisava de diversos ajustes. “Nossa licitação vai privilegiar o melhor preço do bilhete, por conta disso estamos fazendo ajustes. Linhas deficitárias podem passar para complementares. A gratuidade também é discutida, pois quanto mais gratuidade, maior o impacto no preço do bilhete. Enfim, a discussão continua”.

Proprietária das empresas São José e Oceano, Edna Abdala revelou em entrevista à Rádio Metropolitana que as duas empresas já estão se adequando para disputar o novo certame licitatório.

“Nós mudamos o software e isso já é um avanço. Só não compramos frota ainda pois não temos certeza se vamos ganhar. Desde que saia uma licitação limpa, transparente para todos, que não fira nenhuma lei e que seja um edital que seja bom para o Poder Judiciário, para a população e para as empresas, ela tem que acontecer o mais urgente possível”.

A mudança de software citada na entrevista tem gerado polêmica entre usuários do transporte em Guaratinguetá. O passageiro que tem o cartão de vale transporte vinculado a uma empresa não pode usar o cartão duas vezes em uma mesma viagem, já que o cartão é de posse do funcionário dessa determinada empresa e o cartão está vinculado ao CNPJ da empregadora.

Já o passageiro que fez o cartão de vale transporte por conta própria e tem o vale transporte registrado no seu CPF pode utilizá-lo quantas vezes for necessário na mesma viagem. “Se o cartão estiver atrelado a algum CPNJ de empresa, ou se ela foi mandada embora, ela precisa passar aqui na empresa ou acessar o site para mudar o cartão de CNPJ para CPF”.

De acordo com Edna, a frota que opera as linhas de Guaratinguetá é boa, se comparada com as de outras cidades da região. Segundo o Executivo, não existe uma previsão de quando os ajustes da licitação serão finalizados.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?