Guaratinguetá recebe Atleta do Futuro em parceria com Sesi

Programa de cultura esportiva tem atividades em sete municípios do Estado de São Paulo, com mais de 24 mil alunos beneficiados

Escola municipal de Guaratinguetá; uma das unidades que recebem atividades do Atleta do Futuro (Foto: Juliana Aguilera)
Escola municipal de Guaratinguetá; uma das unidades que recebem atividades do Atleta do Futuro (Foto: Juliana Aguilera)

Juliana Aguilera
Região

Guaratinguetá é uma das cidades que assinaram o convênio do Programa Atleta do Futuro, com o Sesi São Paulo. O projeto, que mantém a política de foco na formação, cultura esportiva e desenvolve o futuro cidadão, atende outras cidades como Pindamonhangaba e Cruzeiro.

Para os alunos de Guaratinguetá, o programa será realizado no período da tarde nos colégios municipais Maria Carmelita de Moraes, Dr. Guilherme Eugênio Filippo Fernandes e Elvira Maria Giannico, atendendo quase mil crianças e adolescentes.

O Atleta do Futuro trabalha com quatro frentes: atividades esportivas, marcadores sociais, questões sobre a prática esportiva como habilidade motora e aspectos culturais, e participação da família. O programa atende alunos de 6 a 17 anos. Os familiares são chamados para participar do projeto por meio de reuniões, eventos e na avaliação do aluno.

De acordo com o secretário de Esporte de Guaratinguetá, Joel Pinho de Oliveira, as atividades terão ,após o fechamento da grade, reuniões entre as coordenações técnicas do projeto e da educação física da rede de ensino. Os alunos já matriculados nas três escolas de tempo integral participaram das aulas. Apesar de possuir ao todo 25 modalidades, apenas 3 ou 4 serão realizadas em Guaratinguetá.

O secretário afirmou que a metodologia aplicada nas aulas será com base no sistema PAF do Sesi. “Os professores serão capacitados e deverão, semanalmente, preencher formulários de atividades desenvolvidas com os alunos”, explicou.

O projeto assiste municípios do Estado de São Paulo desde 1991. Até 2016 já havia atendido 84 mil alunos.

A duração do Atleta do Futuro é indeterminada e depende dos resultados obtidos nas aulas. “É a primeira vez que testamos este programa esportivo em parceria com o Sesi. Posteriormente ao seu término, será feito um balanço dos pontos positivos obtidos na sua implantação. Se o resultado for satisfatório e termos tido benefícios com isso, com certeza não veremos problemas da sua continuidade”, afirmou Oliveira.

Região – Além de Guaratinguetá, outras cidade do Vale receberam o programa. No último dia 17, o prefeito de Pindamonhangaba, Isael Domingues (PR), foi o anfitrião da cerimônia de assinatura de convênios do programa. Para Pinda, a ação tem como parceiros a Prefeitura, o Lar São Judas e o Shopping Patio Pinda, com 96 vagas distribuídas nas modalidades futebol, natação, basquete, ginástica rítmica e futsal.

Outras cidades contempladas foram Caçapava, com 280 vagas para prática multiesportiva, Aparecida, Potim, Roseira e Cruzeiro. Em todo o Vale são beneficiados mais de 24 mil alunos.

Em Potim o programa deve promover a formação e cultura esportiva para cerca de cem crianças e jovens.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?