Sesi firma parceria com prefeituras para reduzir analfabetismo na RMVale

Capacitação aos professores deve focar em matemática e língua portuguesa; dificuldades de aprendizagem são reflexos da pandemia

Espaço para estudo na unidade do Sesi Lorena; sistema fecha parceria com prefeituras para qualificar ensino básico (Foto: Arquivo Atos)

Rafaela Lourenço
RMVale

Com foco na rede pública municipal de ensino, o Sesi-SP lançou um programa gratuito às prefeituras, para reforçar a aprendizagem dos alunos. A capacitação ao corpo docente deve concentrar as disciplinas de língua portuguesa e matemática. Lorena e Cruzeiro estão entre as cidades que assinaram a parceria.

Após cerca de dois anos estudando a distância, sem o auxílio presencial dos professores devido a pandemia da Covid-19, estudantes apresentam dificuldades aos absorverem os conteúdos dentro da sala de aula. Segundo a diretora regional do Sesi, Roberta Borrego, 40% das crianças, entre seis e sete anos não sabem ler nem escrever no Brasil.

Após detectar crianças também não alfabetizadas na rede própria, o Sesi preparou uma capacitação para os professores trabalharem as habilidades ainda não desenvolvidas e ofertaram aos municípios paulistas. Inicialmente, cem cidades serão atendidas. Cruzeiro está entre as mais recentes a firmar a parceria. “Esse nosso programa é totalmente gratuito. A gente faz um convênio de cooperação com o município. Ele vai começar no segundo semestre, no mês de agosto”, explicou Roberta.

Lorena, Guaratinguetá, Taubaté, Tremembé e Caraguatatuba também já aderiram ao programa de alfabetização do primeiro ao quinto ano, e atividades para estudantes do sexto ao nono ano, que terá encontros presenciais para municípios com até cem mil habitantes e o sistema a distância para os demais.

Além do certificado, serão realizados dois fóruns no segundo semestre para os professores tirarem dúvidas com especialistas. “Os estudantes do ensino médio, eles precisam crescer em conhecimento três vezes mais em português e 11 vezes mais em matemática. Todos os municípios estão fazendo a lição de casa e o Sesi vai entrar para ajudar em melhoria da língua portugues e matemática, em todo o Estado”, frisou a diretora regional.

A expectativa é de que o Sesi firme novas parcerias com prefeitos e prefeitas da região, na reunião que será realizada em São José dos Campos, no próximo dia 6, com a presença do governador Rodrigo Garcia (PSDB).

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?