Santa Casa de Cruzeiro segue com ocupação total de leitos

Hospital é referência para sete cidades; Prefeitura pede apoio da população para frear contágio da Covid-19

A Santa Casa de Cruzeiro, que atingiu novamente a ocupação de 100% dos leitos de UTI e clínica médica (Foto: Arquivo Atos)

Da Redação
Cruzeiro

Para preocupação das famílias do Vale Histórico, a Santa Casa de Cruzeiro permanece, até esta quarta-feira (31), com 100% dos seus leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e de clínica médica ocupados por pacientes que tentam sobreviver ao novo coronavírus. Temendo que a situação se agrave ainda mais nos próximos dias, a Prefeitura cobra a conscientização da população para conter o avanço dos casos.

Publicado na página oficial da Prefeitura no Facebook, na manhã do último domingo (28), um comunicado informou que a Santa Casa havia registrado, por volta das 21h do último sábado (27), a ocupação total de seus 28 leitos de UTI, destinados às vítimas da Covid-19. Já nesta terça-feira (30), a ocupação de 100% também chegou aos leitos de clínica médica.

O governo do prefeito Thales Gabriel Fonseca (PSD) classificou este momento como o mais crítico enfrentado pelo hospital desde o início da pandemia, em abril de 2020, já que ocorreu neste primeiro trimestre do ano um aumento considerável na demanda de internações de moradores do Vale Histórico em estado grave.

Além de atender as famílias de Cruzeiro, a Santa Casa é referência para o atendimento de pacientes de: Arapeí, Areias, Bananal, Lavrinhas, São José do Barreiro, Silveiras e Queluz.

A nota oficial faz ainda um apelo para que os moradores do Vale Histórico, sigam as orientações das autoridades internacionais de Saúde, “mantendo o distanciamento social, a utilização de máscaras de proteção e a higienização das mãos (trecho do comunicado)”.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, Fonseca, ao lado da secretária de Saúde, Imaculada Conceição, destacou o novo decreto que prorroga as medidas restritivas da quarentena até o próximo dia 11 e ações para supermercados e hipermercados como a limitação para entrada de até dois membros da mesma família, medição da temperatura dos clientes e a utilização de luvas e máscaras pelos funcionários. O chefe do Executivo anunciou também que segue com trabalhos para a ampliação de mais dez leitos de clínica médica e quatro de UTI para a Santa Casa.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (31), a cidade contabiliza 3.485 contaminados, 2.864 recuperados, 152 mortos (90 residentes e 62 de outros municípios) e 493 em isolamento domiciliar.

Com 28 pacientes internados, a taxa de ocupação de leitos de clínica médica atingiu 100%, assim como os 28 leitos de UTI. Já o Cisa (Centro Integrado de Saúde) registrou 51% de ocupação.

Além de Cruzeiro, Lorena, Caçapava e Caraguatatuba também atingiram ou ultrapassaram os 100% de ocupação de leitos de UTI.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?