Associação prevê ocupação quase total da rede hoteleira do Litoral no Réveillon

Ramo de hospedagem mira recuperação econômica para o período; Ubatuba é o destino nacional mais procurado em site de buscas 

Município de Ubatuba; cidades do litoral têm projeção para festividades de final de ano no setor hoteleiro (Foto: Divulgação PMU)

Lucas Barbosa
RMVale

Após mais de um ano acumulando prejuízos devido à queda de turistas em meio à pandemia da Covid-19, o setor hoteleiro do Litoral Norte ganhou nesta segunda-feira (27) um motivo a mais para acreditar que o Réveillon será de recuperação econômica. A ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) anunciou que sua expectativa é que os estabelecimentos de hospedagem da região tenham quase ocupação total durante a data comemorativa.

Uma das entidades hoteleiras mais antigas e tradicionais do País, a ABIH, através da base paulista ABIH-SP (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de São Paulo), revelou em nota que a previsão é que seja registrada uma taxa de quase 100% de locação de quartos de hotéis, pousadas e hostels de Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba. De acordo com o órgão, a expectativa é que a rede hoteleira do Litoral Norte atenda neste ano um número superior de clientes em comparação aos Réveillons de 2018 e 2019, quando ainda não havia a pandemia.

Os preços das diárias de hospedagem, por casal, variam no Litoral Norte entre R$ 1 mil e R$ 15 mil. Enquanto os valores mais acessíveis são praticados em hostels, os mais “salgados” são cobrados em hotéis de luxo à beira mar.

A previsão da ABIH-SP agradou a rede hoteleira da região praiana, que no Réveillon do ano passado sofreu com a ausência de visitantes devido a grave situação da pandemia no País, que naquele período ainda não contava com vacinas contra a Covid-19 e enfrentava a escassez de leitos hospitalares vagos.

Apesar do avanço do processo de imunização da população e a retomada comercial a partir do início do segundo semestre deste ano, a pandemia afetou a organização do Réveillon 2021 no Litoral Norte. Temendo uma nova onda de contaminação pelo novo coronavírus, principalmente através da variante sul-africana Ômicron, as prefeituras de Caraguá, São Sebastião e de Ubatuba anunciaram no início deste mês o cancelamento das festas de virada de ano. A medida, que busca evitar aglomerações e atende a recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde), barrou as tradicionais queimas de fogos e apresentações musicais. Na contramão dos municípios vizinhos, a Prefeitura de Ilhabela manteve a festividade, que contará com shows em palcos que serão montados nos bairros Perequê, Vila e Praia Grande. Além destes três pontos, a queima de fogos silenciosos será realizada também no bairro Portinho.

Líder- Um levantamento publicado no ultimo dia 9 pelo tradicional site de hospedagens Booking.com revelou que Ubatuba foi o destino nacional mais procurado para o Réveillon pelos usuários da plataforma. Levando em conta as buscas realizadas pelos internautas ao longo de novembro, a análise apontou que a cidade do Litoral Norte foi a mais consultada para estadias entre 23 de dezembro e 6 de janeiro.

Ubatuba desbancou até mesmo o Rio de Janeiro, que nos anos anteriores predominava como o destino mais procurado pelos internautas. As quatro demais cidades mais consultadas pelos usuários do Booking.com foram: Rio de Janeiro, Florianópolis (Santa Catarina), Guarujá (São Paulo) e Balneário Camboriú (Santa Catarina).

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?