Cruzeiro entrega mais quarenta leitos com Cisa

Estruturado como um hospital de campanha, centro deve receber pacientes com Covid-19, que dispensam a necessidade de cuidados em UTI’s

O prefeito Thales Gabriel confere nova estrutura do Cisa; atendimento iniciou nesta segunda-feira (Foto: Marcelo A dos Santos)

Marcelo Augusto dos Santos
Cruzeiro

Cruzeiro entregou na última sexta-feira o Cisa (Centro Integrado de Saúde), que oferece mais quarenta leitos para os infectados do novo coronavírus. A obra teve um investimento de R$ 800 mil e deve desafogar a Santa Casa.

O tradicional prédio, localizado na Rua 10, continuará com os serviços da Farmácia Municipal. O laboratório começou nesta segunda-feira (18) com um atendimento de 12 horas por dia e contará com equipe médica e de enfermagem contratada emergencialmente para os atendimentos à dengue, que eram realizados 24 horas desde o início do ano e que atualmente atende 12 horas.

“São quarenta leitos de clínica médica desse quarenta leitos, três deles serão de estabilização, ou seja, serão leitos que terão respiradores caso o paciente sofra uma evolução e tenha uma piora no seu quadro clinico, a gente terá condição de estabilizar o paciente para pode estar encaminhado a UTI que é bem próximo do centro de saúde”, explica o prefeito Thales Gabriel Fonseca (PSD).

No último ano dia 10, foram entregues mais dez leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo). “Nos dividimos o trabalho, ou seja, a gente deixou os casos de baixa e média complexidade e de alta complexidade nos dez leitos UTI”.

Se os números da doença começarem a subir, o setor de internação já poderá funcionar em regime de 24 horas. A ampliação dos horários ocorrerá em virtude da demanda.

Questionado se há outro local para abrigar novos casos, o prefeito disse que poderá ser o ARE (Ambulatório Regional de Especialidade), que pode ser rapidamente adaptado.

O morador que estiver sentido os sintomas do Covid-19 deve entrar em contado através do serviço de call center (0800 878 9628) criado exclusivamente para sanar dúvidas, receber denúncias e orientar a população.

Os casos registrados por esse canal são encaminhados aos profissionais de saúde que poderão indicar a necessidade de avaliação presencial com hora marcada. A depender da análise inicial, o paciente recebe o encaminhamento.

A cidade que é referência no atendimento médico para o Vale do Histórico, e busca uma parceira com estado para intensificar essa marca.

“Como a gente vai referenciar e o estado em dado momento terá que fazer um financiamento de leitos caso acha necessidade que seja feito em Cruzeiro tendo em vista que, o nosso leitos serão referenciados no Sistema Cross (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde) e uma vez que Sistema Cross indique Cruzeiro para receber paciente, a gente tem que dar o tratamento e receber o paciente, então nada mais justo que a gente consiga o financiamento”.

Após fim da Pandemia, o Cisa funcionará com atendimento de clínica médica, pediatria, ginecologia, fonoaudiologia, psicologia e como laboratório de análises clínicas, além de sediar o programa “Melhor em Casa” e o programa de DST/Aids e Hepatites Virais.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?