Canas não responde ofício e pode ficar sem cemitério

Superlotação do cemitério de Lorena leva Prefeitura a cortar vagas para sepultamento de cidade vizinha

Cemitério de Lorena, que sofre com superlotação; sem vagas, cidade notificou vizinha Canas, que ainda não conseguiu local para sepultamento (Foto: Arquivo Atos)
Cemitério de Lorena, que sofre com superlotação; sem vagas, cidade notificou vizinha Canas, que ainda não conseguiu local para sepultamento (Foto: Arquivo Atos)

Da Redação
Região

A vida de quem mora em Canas não tem sido tranquila. Da dificuldade no atendimento da saúde, busca por emprego à educação, não são poucos os pontos para reclamação. Mas até mesmo os mortos não devem ter tranquilidade, já que a partir do próximo ano o cemitério de Lorena não estará mais aberto para sepultamentos da cidade vizinha.

O problema é causado pela superlotação no cemitério municipal lorenense. De acordo com o prefeito de Lorena, Fábio Marcondes (PSDB), a situação já é apontada como preocupante há anos. Neste mandato, a Prefeitura realizou uma vistoria para analisar as condições das sepulturas e o risco de superlotação. “No meu mandato reorganizamos a situação do cemitério. Ao ver a condição dos túmulos, mandamos o ofício, alertando a Prefeitura de Canas, mas ainda não tivemos resposta”.

Com a falta de vagas, a saída encontrada em Lorena foi assegurar os túmulos sociais para famílias da cidade. “O que temos é uma reserva de cinco, seis ou dez anos. Estes espaços são os que são abertos cinco após o sepultamento, e os restos mortais vão para o ossário. Não é jogar um problema para Canas, o fato é que não temos túmulos sociais para atender a cidade”, explicou Marcondes.

A expectativa do prefeito de Lorena é de que entre cinco e dez anos o município seja obrigado a negociar sepulturas no cemitério particular Memorial de Lorena. “O que eles (Canas) podem fazer é comprar algumas unidades de túmulos, assim como terei que fazer também, mais para o futuro”.

A situação foi explicada à Prefeitura de Canas, em ofício enviado por Lorena, no dia 5 de maio deste ano. No documento, Lorena destaca a demanda de sepultamentos e falta de sepulturas no cemitério, “Lorena somente receberá os falecidos dos municípios de Canas até 31 de dezembro de 2016, a não ser em casos em que a família tenha concessão de uso no cemitério”.

Procurado pela reportagem do Jornal Atos, o prefeito de Canas Lucemir do Amaral (PSDB) não foi encontrado para responder sobre os problemas com o fim do prazo para buscar um novo destino para os sepultamentos da cidade.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?