Cachoeira Paulista implanta programa de equoterapia para crianças autistas

Prática possibilita avanços cognitivos e físicos aos praticantes; iniciativa conta com investimento municipal de R$ 50 mil

Aula inaugural de equoterapia em Cachoeira; implementação de novo programa é voltado para crianças autistas (Foto: Divulgação PMCP)

Lucas Barbosa
Cachoeira Paulista

Atendendo um antigo pedido de famílias de Cachoeira Paulista, a Prefeitura começou a oferecer nesta semana aulas de equoterapia para crianças diagnosticadas com o TEA (Transtorno do Espectro Autista). Viabilizada através de um investimento municipal de cerca de R$ 50 mil, a ação busca contribuir para o desenvolvimento cognitivo e motor dos alunos.

Acompanhada pelo prefeito de Cachoeira Paulista, Antônio Carlos Mineiro (MDB), a aula inaugural foi realizada na manhã da última quarta-feira (14) em Lorena no centro de equoterapia e equitação da empresa EQQUS, vencedora do processo licitatório.

Recomendada por especialistas em Saúde, a equoterapia é um método terapêutico de tratamento para pessoas com deficiência por meio do uso de cavalos. Ao montarem e terem um contato regular com o animal, o aluno recebe estímulos que contribuem para o seu desenvolvimento cognitivo e corporal.

De acordo com a fisioterapeuta e coordenadora do Núcleo Ampliado de Saúde da Família de Cachoeira Paulista, Paola Danze, o programa atenderá um grupo de dez crianças, com idades entre 3 e 7 anos, que terão aulas semanalmente com a equipe da EQQUS. “Para nós é um marco no atendimento de crianças autistas, pois até então o município não dispunha de terapias voltadas para esse público. A equoterapia traz diversos benefícios no praticante com TEA, como melhora nas habilidades sociais, cognitivas, sensoriais e motoras, promovendo fortalecimento e alongamento muscular, ajustes tônicos e posturais, equilíbrio, coordenação motora e diminuição dos padrões estereotipados”.

Segundo a Prefeitura, o contrato firmado com a EQQUS, que tem vigência por um ano, garante que cada aluno terá direito a 48 sessões até o fim de 2022.

Os moradores de Cachoeira interessados em inscrever os filhos com TEA no programa municipal de equoterapia, devem comparecer o mais breve possível na secretaria de Saúde, que fica na avenida 7 de setembro, n º 593, no Centro.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?