Defesa Civil de Aparecida monitora parte de rua no Aroeira

Local está classificado como alto risco; quatro casas são interditadas, mas moradores se negam a sair

Conjunto de casas classificado como alto risco no Aroeira; moradores questionam atendimento da Prefeitura (Foto: Marcelo A. dos Santos)

Andréa Moroni
Marcelo Augusto dos Santos
Aparecida

A Defesa Civil de Aparecida está monitorando parte da rua Salviano de Souza, no bairro da Aroeira. O último boletim classificou o local como alto risco e as famílias foram orientadas a deixar as casas, que foram interditadas.

O presidente da Defesa Civil, Allan Felipe Rocha Siqueira, explicou que a rua toda não tem problema, mas uma área específica que inclui quatro casas. “Das quatro casas, uma está sendo monitorada e as outras três foram interditadas. Entre as casas interditadas, uma está abandonada e as outras duas ainda têm moradores”.

Allan informou que o problema já foi informado para a secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. “As assistentes sociais já estiveram no local e ofereceram o aluguel social para as famílias, mas elas se recusam a sair. Nós também temos a opção de oferecer abrigos temporários”.

A Defesa Civil continua monitorando o local e fazendo relatórios. “Não estão descartadas interdições de outras casas conforme a situação for evoluindo”.

Um dos moradores, que decidiu não deixar a casa, foi José Wilson, 40 anos. Autônomo, assim como a irmã, com quem divide a casa, além da mãe (aposentada), Wilson contou que a casa é propriedade da família há cerca de cinquenta anos. “Eles vieram aqui comunicar a gente para sair da casa, mas a gente ouviu alguns relatos aqui do bairro, que (alguns moradores) saíram e perderam a casa e o aluguel social. Na nossa lateral não foi erro nosso, foi erro da Prefeitura. Eles estavam com verba para poder fazer, mas eu não sei o que aconteceu com a verba. Não vieram e o problema está aqui”, criticou.

Questionado se a Prefeitura tinha oferecido a opção de desapropriação, o morador disse que não. “Iriam pagar para gente esse aluguel social apenas por dois anos, mas aí eu perguntei: ‘será que em dois anos vocês vão arrumar aqui? Se eu sair da minha casa, vocês não vão destruir a minha casa e ficar por isso mesmo?’ Complicado”.

Obras – As secretarias de Planejamento e de Obras realizarão obras de mitigação (estabilização de área com potencial de causar danos) nos pontos considerados de alto risco pela Defesa Civil. A Prefeitura já está iniciando os trâmites administrativos para as obras.

Como existe risco à segurança dos moradores, a Defesa Civil solicitou que a Procuradoria da Prefeitura levasse o caso ao Ministério Público, que deve se manifestar nos próximos dias. “Existem outras questões que estão sendo tratadas também porque esse local é propriedade particular”, contou presidente da Defesa Civil.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?