Fake news sobre ataque e invasões a escolas na região deixam famílias em alerta

Publicações com notícias falsas estão sendo divulgadas pelas redes sociais para gerar pânico nas cidades da RMVale

Grupos nas redes sociais espalham informações falsas sobre ataques (Foto: Reprodução)

Andréa Moroni
RMVale

Os pais e responsáveis por crianças em idade escolar estão vivendo um clima de terror nas últimas semanas, após casos de ataques e invasões às escolas pelo país. Na região, uma fake news está ampliando o sentimento de medo. Falsas informações estão sendo divulgadas nas redes sociais, sobre ataques programados em escolas das cidades da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte).

Na segunda-feira (10), foram divulgadas informações sobre um possível ataque a vários colégios, entre eles, um particular de Lorena. A falsa ameaça foi divulgada no Instagram. A escola lorenense acionou a polícia e liberou os alunos.

A secretaria de Educação de Lorena informou que a partir dessa quarta-feira (12), a Guarda Municipal vai intensificar a ronda escolar nas unidades municipais. E a atividade delegada, que é realizada pela Polícia Militar, fará a ronda nas escolas estaduais e particulares. A secretaria também vai enviar orientação para os diretores das escolas sobre aumentar a segurança e como agir em casos de emergência.

Outras fake news estão sendo divulgadas avisando sobre uma suposta onda de atentados a escolas no dia 20 de abril, em várias cidades da região. A data marca 24 anos do massacre no colégio Columbine, nos Estados Unidos. Foi o caso na cidade de Potim. Também na segunda-feira, a Escola Estadual José Félix recebeu mensagens via WhatsApp alertando sobre ataques no dia 20 de abril. O vereador Luiz Roberto Thomaz (PSD), que é professor na escola, informou que a direção acionou a polícia, que está investigando de onde partiu a ameaça.

Em Potim, a Prefeitura emitiu comunicado, em suas redes sociais, informando que “os boatos de armas de fogo nas demais escolas municipais são falsos e que não houve nenhuma ocorrência. Mas levando em consideração os acontecimentos nos demais cantos do país, a Prefeitura de Potim já está estudando novas formas viáveis para reforçar a segurança de todas as suas unidades”.

Registros de ameaças e fake news também já chegaram às escolas de cidades como Piquete, Silveiras, São José dos Campos, Caçapava e Jambeiro. A Polícia Militar já anunciou estudos e ações para inibir ataques e proteger escolas públicas e particulares.

Roseira – A Prefeitura divulgou nessa terça-feira (11) comunicado, em suas redes sociais, que “por questão de segurança serão colocadas barras e controladores de acesso para restringir a entrada de pessoas nas dependências das escolas e creches do município. Os alunos serão entregues somente para os pais e ou responsáveis legais”.

Guaratinguetá – A secretaria de Educação informou que não há qualquer indício nas escolas municipais sobre a veracidade das ameaças que estão circulando em Guaratinguetá sobre supostos ataques às escolas. Além disso, ressalta que as autoridades policiais estão alertas e operantes. A secretaria orienta os pais e toda a comunidade escolar que consultem a direção das escolas, a secretaria da Educação, a diretoria de Ensino e a Polícia Militar quando receberem qualquer informação e não repassem fake news.

Aparecida – A Prefeitura de Aparecida pediu a colaboração de todos os moradores para que evitem a propagação de postagens, sem a confirmação de veracidade.  A Guarda Municipal está efetuando trabalhos presenciais em todas as creches e escolas do município e estudando novas táticas e métodos, junto à secretaria de Educação, para garantir a segurança e bem estar de todos.

Ataque ao Colégio Columbine – Em 20 de abril de 1999, os estudantes Eric Harris e Dylan Klebold invadiram o colégio Columbine High School, na cidade de Littleton, no Colorado, Estados Unidos, e abriram fogo contra alunos e funcionários. Após matarem 12 colegas de classe e um professor, os rapazes cometeram suicídio. Eles cursavam o terceiro ano do ensino médio. Outras 23 pessoas ficaram feridas. A tragédia ganhou atenção mundial por ter sido transmitida, em grande parte, ao vivo pela televisão norte-americana.

Cuidados contra fake nerws:

Verifique sempre se a informação/notícia possui fonte;

Certifique que o veículo de informação é confiável;

Compare com outras fontes;

Verifique o histórico do canal de comunicação;

Avalie se a informação mostra os prós e os contras;

Verifique a data da informação e outras atualizações;

Leia a informação completa, não apenas o título;

Cuidado ao ler os comentários das notícias;

Reporte as fake News;

Acompanhe órgãos e veículos especializados em desmentir fake News;

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?