Estado anuncia reforço na segurança do Litoral Norte no verão

Cidades praianas receberão 650 policiais na próxima semana; medida tenta evitar crimes contra moradores e turistas

Agentes da Polícia Militar, que atuarão em operação para inibir crimes no Litoral Norte durante temporada (Foto: Divulgação BPMI)

Lucas Oliveira
RMVale

A Polícia Militar inicia na próxima semana a Operação Verão 2023/2024, que tem como objetivo reforçar a segurança no litoral paulista durante a temporada turística de verão. Além de tentar inibir crimes violentos, os PM´s auxiliarão as prefeituras em ações de fiscalização ao cumprimento de leis municipais.

De acordo com a SSP (secretaria de Segurança Público do Estado), a nova edição da Operação Verão contará com 2.350 policiais, sendo que 650 atuarão no Litoral Norte e 1,7 mil nas regiões da Baixada Santista e do Vale do Ribeira.

No Litoral Norte, a cerimônia de abertura da ação está agendada para às 10h da próxima terça-feira (19) na tenda da Rua da Praia, no Centro de São Sebastião. Além de representantes das prefeituras de Caraguatatuba, Ilhabela, Ubatuba e São Sebastião, o evento contará com as presenças do secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite, do comandante Geral da PM, coronel Cássio de Freitas, e do comandante do CPI (Comando de Policiamento do Interior), coronel Hugo Santos. Na ocasião, haverá o desfile das tropas de diversos batalhões da PM, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Rodoviária Estadual.

O contingente de 650 profissionais, que terá sua distribuição por cidade revelada pelo Estado, atuará principalmente nas regiões próximas às praias e aos centros comerciais, pontos que tradicionalmente recebem um alto fluxo de turistas durante o Verão. O cronograma estadual prevê que a operação dure até 13 de fevereiro, último dia do Carnaval 2024.

Além de combater a criminalidade e socorrer vítimas de acidentes de trânsito e afogamentos, os membros da corporação auxiliarão os servidores municipais em ações de fiscalização a estabelecimentos comerciais e de inibição a perturbação do sossego e poluição sonora e visual.

Violência – De acordo com dados da SSP, Caraguá é, até o momento, a cidade mais violenta do Litoral Norte neste ano. Entre janeiro e outubro, o município registrou 27 assassinatos, 293 roubos e 1.375 furtos.

Na vice-liderança, aparece Ubatuba com 11 vítimas de homicídio, 270 de roubo e 1.255 de furto.

Já São Sebastião contabiliza sete assassinatos, 116 roubos e 797 furtos. Menos violenta da região praiana, Ilhabela teve apenas duas execuções, 19 roubos e 417 furtos.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?