Política a conta-gotas

O substituto

Ed
Edison Riccomi

É notório às mentes mais privilegiadas de Guaratinguetá que o projeto do PL na cidade vai além de conquistar o maior número de cadeiras na futura Câmara. A  intenção é garantir a Prefeitura ainda que tenha de ‘cortar na própria carne’. Talvez seja por isso que a adesão do Dr. Edison Riccomi na chapa de vereadores esteja dando muito o que falar, principalmente quando o assunto gira em torno de uma provável substituição de titular da majoritária.  Para quem entende, um pingo é letra!!!

 

 

 

Entendimentos de poucos
É voz corrente entre os bem informados de Cruzeiro que alguns adversários de 2026 do deputável Thales Gabriel se aproximaram dele, agora, travestidos de aliados para eleição do sucessor Kleber Silveira. Quem viver, verá…

 

 

E por falar em 2026…

 Thales Gabriel e Isael Domingues

…já que eleições se articulam com bastante antecedência, Thales Gabriel, de Cruzeiro, e Isael Domingues, de Pindamonhangaba, são os mais comentados de Taubaté a Bananal quando o assunto é deputado estadual e federal, lembrando que “quem chega primeiro na mina, bebe água limpa”. Perguntem à dupla Mario Sá e Tchesco!!!

 

 

E por falar em Thales…
…Gabriel – independente da corrida eleitoral de Cruzeiro, ele tem ganho uma torcida à parte na região pela entrega dentro do prazo do Hospital Regional como sua marca de destaque e influência política entre os governos. Ao que tudo indica, com 99% de possibilidades, o novo mecanismo de saúde pública deverá ser inaugurado ainda este ano. Provavelmente, seja por essas e outras que seu nome cresce na política do Vale do Paraíba.

Pergunta que não quer calar…
…na terra de Frei Galvão: “Alguém sabe dizer quando o Regis Yasumura poderá ser eleito deputado estadual por Guaratinguetá?” Resposta de muitos: “quem sabe em 2026 – se não errar de partido novamente – porque para prefeito, nesta temporada, está difícil…

Não convidem para…
…a mesma picanha – o prefeito Marcus Soliva e o vereador Arilson Santos, ainda que Miguel Sampaio, com todo seu tom conciliador, seja o churrasqueiro!!!

Fio da navalha, de novo!!!

Mineiro

E quem diria, prefeito Antonio Mineiro pela terceira vez na alça de mira dos vereadores – pelo menos sete deles – correndo risco de ter seu mandato cassado. Nesta segunda-feira, se ‘a mala preta’ não correr primeiro, tudo indica que ele estará sentado na cadeira dos réus da Câmara de Cachoeira, penalizado por uma ‘grana roubada’ dentro do seu gabinete, que nem a polícia, muito menos a Justiça, finalizou as conclusões…

Quando o ruim pode piorar
Quem está esfregando as mãos esperando para ser prefeito de Cachoeira, sem passar pela eleição, é o presidente da Câmara, Léo Fênix, caso consigam cassar o Mineiro e, por questões de bom senso, o vice Ailton Vieira resolva não assumir o cargo.

Duas realidades
Enquanto os ‘cães ladram’ – com respeito aos animais – na política rasteira de Cachoeira Paulista o cenário eleitoral mostra duas realidades: uma com Fabiano Vieira concorrendo com seus mais 51% de intenções de votos e, num segundo momento sem sua presença, com Breno Anaya atropelando Aurélio Hummel da segunda fila para primeira.

Velocidade e tempo…
…são dois fatores que, segundo os matemáticos políticos, vão definir a futura Prefeitura de Lorena a partir de 2025. Pela numerologia eleitoral, num cenário polarizado, 8% das intenções de votos é o que um precisa alcançar e ou outro não pode perder.

Jogadas ensaiadas
Enquanto Sylvinho Ballerini, na disputa pela reeleição, resolveu antecipar o nome de Marietta Bartelega como sua futura vice-prefeita, provavelmente para evitar especulações e sugestões absurdas, seu oponente Fábio Marcondes preferiu ‘cozinhar o galo’ empurrando para o período das convenções seu companheiro de chapa. Segundo os mais próximos, como estratégia para não baixar a ‘temperatura e as espectativas dos postulantes a indicação’…

“Abre alas que eu…”
Quem apostou que o PSB de Lorena ficaria de fora do jogo eleitoral nesta temporada de caça aos votos – após o efeito Daniel Andrade – perdeu. Nos instantes finais do prazo de filiações, a prefeiturável Paulla Sennes conseguiu formar um grupo de candidatos à Câmara dispostos a entrar em campo em busca dos eleitores. Paulla conta também com apoio de líderes experientes, como os ex-vereadores Professor Celso e Dr. Marco Sá, que inclusive está cotado para ser o vice nesta terceira majoritária em busca da próxima Prefeitura.

Alegria de uns, tristeza…

Zé Louquinho


…de outros – Ainda sobre Aparecida, se o efeito dos afastamentos e mandatos judiciais, somados a investigações, devem engessar a campanha do prefeito Piriquito à reeleição, para os concorrentes Zé Louquinho e João Vicente – que seguem praticamente empatados na preferência dos eleitores – o motivo é propício para correrem atrás dos votos. Lembrando que Zé Louquinho tem a estigma de estar inelegível e João Vicente de querer ganhar no grito. Dia 6 de outubro as urnas falarão…

Corram que a polícia vem aí…
Parece que na ressaca da passagem de Zezão da Concretagem como prefeito substituto de Aparecida rendeu até uma blitz do Gaeco na Prefeitura. Disseram que sob a regência, quer dizer, denúncia do vereador André Monteiro, os policiais apreenderam uma vasta documentação da administração do prefeito titular Luiz Carlos de Siqueira, o Piriquito. Tem gente apostando na Praça que ‘essa coisa vai dar ruim’…

Vida longa
Comenta-se nas rodas políticas de Aparecida que com o retorno do prefeito Piriquito ao cargo, a expectativa agora é que o vereador Juninho Corpo Seco dê um efeito ‘vida longa nas investigações da CEI apelidada de ‘Casa da Sogra’ – que investiga a locação do espaço do Poupatempo na cidade. Com testemunhas a serem ouvidas até do outro lado do planeta, o grupo do prefeito espera que a conclusão da tal comissão se estenda para depois das eleições.

Segurando a onda
Corre na boca pequena de Potim que se de fato a candidata à sucessão da prefeita Erica Soler, a Néia da Saúde, estivesse confortável nas pesquisas, haveria mais torneiras abertas do que se tem visto. Falam ainda que nas mesmas condições está Marcinho do Supermercado, que não tem liberado nem palito de fósforo para o pessoal dos balcões acenderem cigarros. Neste cenário de ‘cada um pra si e os eleitores pra todos’, os números mostram Emerson Tanaka driblando a concorrência em busca dos eleitores ainda indecisos, para somar com os que já estão fechados com ele.

Vira, vira, vira… virou!!!
De olho no comportamento dos eleitores de Pindamonhangaba, os analistas políticos observam até aonde chega a pré-disposição de Vito Ardito em permanecer vice de Paulo Torino. A conta é simples, nas últimas consultas espontâneas disseram que o nome de Ardito pontuou bem a frente que Torino. Quando juntos, entra água no barco…

Atirando para todos lados
Enquanto o mercado político de Pinda pressupõe que Vito Ardito e Paulo Torino devem discutir a relação, ou seja, quem é quem na majoritária, ‘do outro lado da força’, Ricardo Piorino e Rafael Goffi, já definidos como prefeito e vice, pilhados pelo Dr Isael Domingues – considerado superdotado em campanhas eleitorais – não dão trégua para a concorrência. Feitos ‘arroz de festa’, eles conseguem marcar presença em tempo real onde é que se tenha um povo reunido, e o que escapa do corpo-a-corpo, eles alcançam pelas redes sociais.

Dupla Explosiva
Nesta semana, Diego Miranda, do NOVO, e Juarez Juvêncio, do PODEMOS, resolveram esquentar o cenário político de Cruzeiro com um clipe que mais parecia saído de uma série da Netflix. Com o tema ‘chumbo grosso’ eles fizeram o possível para requentar algumas críticas já repetidas do atual governo. Se a ideia era um ‘minuto de fama’, nota 4, porque pelo visto, ninguém perdeu o sono por causa das tais críticas… 

Definindo o jogo

Zé Rogério


Ganhou quem apostou que de uma receita caseira surgiria o vice de Kleber Silveira para sucessão em Cruzeiro. Enquanto Paulo Félix jogava esconde-esconde, Zé Rogério somava prestígio no PSD ao ponto de ter seu nome já dado como certo no jogo eleitoral. Com essa definição, o grupo governista deverá ganhar as ruas para garantir a Prefeitura de Cruzeiro.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?