Política a conta-gotas…

Comissão de frente

João Bosco e Galão Aquino

Ainda sobre a desincompatibilização da Prefeitura de Lorena, Galão Aquino e Romeiro deverão administrar um contexto de inaugurações, que necessariamente deverão coincidir com o período oficial das eleições, quando será vedada a participação de Sylvinho Ballerini e, consequentemente, seu irmão Humberto, por estarem disputando a reeleição. Disseram que vários secretários que pretendem ajudar na campanha do prefeito já agendaram férias a partir da segunda quinzena de setembro.

 

 

 

Plano ‘B’

Dani Dias

Mal começou o ano e a especulação em torno da candidatura de Dani Dias se tornou voz corrente pelos balcões mais politizados de Guaratinguetá. Motivo: sua insistência em permanecer no Republicanos, medindo forças com o prefeito Marcus Soliva – que casualmente é o presidente do partido – e apoia evidentemente a candidatura de seu vice, Regis Yasumura. Disseram que seu plano B seria o Podemos, mesmo assim, visto como campo minado pelos mais experientes em estratégias políticas. Perguntem ao Arilson Santos…

 

 

Vice, como “te quero”

Soliva e Yasumura

Alguns apoiadores da candidatura de Régis Yasumura esperam que agora que ele está no comando de Guaratinguetá – cobrindo as férias de Soliva – aproveite e ‘reze’ para atrair um vice de relevância eleitoral, em vez de se preocupar com a ‘tramontina corte rápido’ para eliminação de possíveis indiferentes à sua candidatura. Ah! E por falar em vice, já tem quatro na lista de pretendentes: Marinho do Turismo, João Vaz, Marcio Almeida e a doutora Carol Masznak.

 

 

Ponto crítico…
O pessoal que discute política em Pinda ferveu nesse início de semana, principalmente no grupo de WhatsApp que o Frangão herdou como administrador. E o nome da polêmica foi Vito Ardito e as conjecturas sobre seu retorno para disputar a Prefeitura contra Ricardo Piorino & Cia Ltda. Paralelo às redes sociais, os comentaristas políticos do Mercadão indagam sobre sua eventual mudança de domicílio para Taubaté!

 

 

Não ata e nem desata!
E por falar em Pinda, com o ano eleitoral em curso, muitos acreditam que o baixo número de concorrentes à Prefeitura se deve à performance de Ricardo Piorinio, aparentemente liderando as pesquisas – exceto as apresentadas pelo vereador do PT. De acordo com o mercado político, ainda que de forma modesta, além do Vela, apenas Paulo Torino vem se apresentando com potencial para o front. Disseram ainda que Rafael Goffi deve estar analisando as  possibilidades em sair da `zona de conforto` no Estado, ou seja, trocar dois anos de empregabilidade pela frente por uma eventual derrota nas urnas em 6 de outubro.

 

 

Mudança de ritmo
Políticos de várias tendências de Canas começaram perceber, com a aproximação das eleições, que a prefeita Silvana Zanin resolveu soltar o freio e dar celeridade à administração, principalmente com as evidências de que os concorrentes estão trabalhando novas opções para as urnas em 6 de outubro. Detalhe: disseram que uma das candidaturas concorrentes é da própria vice-prefeita Anália Silva, que acredita ter potencial para fazer muito mais pela cidade. Outro nome é Gustavo Lucena, que ganhou musculatura política para um novo confronto.

 

 

Já era esperado
Ganhou quem apostou que o médico Dr. Davi Mota (ainda MDB) acabaria decidindo por disputar a Prefeitura de Cruzeiro. E para que não pairassem dúvidas, ele próprio deu a notícia à população pelas redes sociais: “sou pré-candidato com a missão de fazer mais pela cidade que me ama”.

 

 

Efeito colateral

Paulo Vieira

Assim que a notícia da pré-candidatura do Dr. Davi se alastrou pela cidade inteira, foi observado pelos mais ávidos da política uma intensa movimentação de líderes tentando ganhar a consciência e a filiação do prefeiturável. As expectativas são grandes também por uma possivel aproximação do médico com Paulo Vieira, detentor de uma grande estrutura eleitoral pelo PL, somado a mais dois partidos. Muitos sabem que o empresário das faculdades não tem planos de concorrer à Prefeitura neste momento, mas pretende apoiar um bom candidato.

 

 

A fila anda
Parece que por essa – do Dr.Davi ser candidato – o também prefeiturável Diego Miranda não esperava. E pelo jeito, ou melhor, pelos comentários, a surpresa foi dupla, porque dias atrás, bem atrás, Miranda teria desdenhado de uma eventual proposta de apoio do líder regional do PL, Paulo Vieira, em sua campanha. Agora o PV está mais propenso a jogar sua cartas no médico.

 

 

Sua majestade, o eleitor
Se o quesito `pagamento de dívidas públicas` for levado em conta pelos eleitores de Cachoeira Paulista na hora do voto, o prefeito Antônio Mineiro terá boas chances em sua campanha à reeleição. Caso contrário, a disputa será mais intensa para não entregar a Prefeitura nas mãos da Motolândia novamente. Disseram que o ‘afilhado pródigo’ de Edson Mota está costurando apoio ‘dentro e fora’ do município, prometendo uma nova corrida do ouro rumo aos cofres públicos. E detalhe, Fabiano Vieira tem grandes possibilidades de estar de volta ao jogo.

 

 

Indefinição
Faltando 274 dias para as eleições e o concorrente ou concorrentes de Rominho ainda seguem indefinidos no cenário eleitoral de Piquete. Por outro lado, o prefeito aguarda para ver o calibre da munição que vai precisar em sua campanha à reeleição, porque se depender de obras, investimentos, atendimentos na saúde, modernização da cidade, desenvolvimento urbano e rural, o arsenal está pronto. A pergunta que fica: Teca ou professor Mateus? Ou os dois???

 

 

Na hora do voto!!!
O prefeito Sylvio Ballerini pretende definir ainda este mês quais os membros de seu primeiro e segundo escalão deverão se desincompatibilizar para enfrentar a temporada de caça aos votos em Lorena. Segundo o calendário eleitoral, secretários têm de pedir desligamento a quatro meses das eleições. Já subsecretários e diretores, noventa dias. Pelo zum-zum dos corredores, muitos deles não pensam em abrir mão do holerite para correr atrás de votos. Perguntem ao Paiva!!!

 

 

Voz de comando

Major Lescura

A notícia que o Major Lescura, um dos principais âncoras da candidatura de Fábio Marcondes, teria decidido não participar da disputa por vaga na Câmara de Lorena, provocou multiplas reações. Para Marcinho Dentista, que cisca no mesmo círculo religioso dele, um alívio; entre os especuladores, seria uma estratégia para ser vice, porém, entre os bem informados, uma opção para estar mais à vontade para coordenar geral a campanha do ex-prefeito.

 

 

Balanço geral

Fabio Longuinho

Se o mercado político de Lorena precisava de evidências para considerar o presidente da Câmara, Fabio Longuinho, como gestor político-administrativo, a devolução recorde à Prefeitura, em mais de R$ 1,2 milhão – como economia do duodécimo – fecha a questão. Longuinho finalizou o ano contábil do Legislativo indicando ao Executivo o reenvio do recurso para a Saúde municipal. Rolou nos bastidores da oposição que Fábio Longuinho, pela sua similaridade com o ex-prefeito, pode ser uma das apostas para vice.

 

 

Armando o bloco
Comentários recentes em Silveiras, essa semana, deram conta que Edson Mota pretende investir pesado no nome de sua esposa Valdirene para prefeita, e do vereador Marco Aurélio para vice. Disseram que ele também está atrás de novos nomes para Câmara, e já tem vários, inclusive do Bom Jesus e do bairro dos Macacos. Outra informação é que Edson esperava que Roberto Ferraz seria candidato pelo seu partido, e não no grupo de Guilherme Carvalho, e ainda com Mateus, de vice.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?