Bastidores da Política

Miséria pouca é bobagem

Ernaldo Marcondes
Ernaldo Marcondes

Exatamente como diz o ditado. Se não bastasse ao prefeito de Aparecida, Ernaldo Marcondes, ter comprado briga com a população inteira por conta dos erros e acréscimos do IPTU, a confusão agravou com o funcionalismo público no impasse do reajuste salarial. Pensa que foi só isso?

O presidente da Associação Comercial, Reginaldo Leite, foi o porta-voz dos comerciantes esta semana para declarar que todo comércio está ‘puxando as facas’ para o prefeito devido aos quase 100% de aumento real nos alvarás de funcionamento de qualquer estabelecimento da Capital Mariana da Fé. ‘Coitado’ do sobrinho que pensava na popularidade do tio para se tornar o próximo chefe do Executivo…

Efeito imediato
Na leitura do mercado político de Aparecida, o revés da administração Ernaldo Marcondes nestes meses, tem ‘levantado a bola’ para dois opostos marcarem gol. Com a insatisfação da classe comercial e dos servidores municipais, ‘bola na pequena área’ para o prefeiturável Celso Alves; já com a revolta periférica pelo abusivo imposto, Zé Louquinho é quem bate o pênalti. Perguntem ao Chafic!!!

Baixa performance
Se valer os dados de uma pesquisa realizada recentemente em Lorena, o Legislativo mais uma vez está devendo à opinião pública. Disseram que 70% dos atuais vereadores ainda não apresentaram projetos relevantes e de interesse da população. A propostas inconstitucionais defendidas por alguns parlamentares populistas também foram pontuadas negativamente pelos entrevistados.

Perfil
Dados recentes de pesquisas apontam que a maior parte dos eleitores não sabem dizer de quantos vereadores é composta a Câmara Municipal, e muito menos se lembram em quem votou no último pleito eleitoral…

Livre para ‘voar’
Circula pelas esquinas de Lorena que um grupo de vereadores pretende reverter a situação das duas contas rejeitadas pela Câmara do ex-prefeito Paulo Neme. Como o feito (a rejeição) ocorreu em termos de Legislativo, eles pretende trazê-las novamente para votação, com a proposta de corrigir uma eventual regra de interpretação, e assim restituir a ‘saúde eleitoral’ do ex-chefe do Executivo.

Apostas

Paulo Neme
Paulo Neme

Corre na boca-pequena de Lorena, que uma vez Dr. Paulo Neme com possibilidade de recuperar sua elegibilidade, deverá se tornar o atrativo principal de um grupo que pretende disputar e ganhar as próximas eleições municipais.

Pelo ‘aplauso da torcida’, Neme passa ser uma espécie de ‘curinga’, ou seja, pode ser titular, vice ou apoiador de uma candidatura majoritária. Perguntem ao Fabio Longuinho!!!

Lei seca, bolso vazio
Os servidores municipais de Canas seguem com seu reajuste salarial incerto e duvidoso. Por mais que o vereador Dé tenha cobrado na tribuna da Câmara, isto é, de quinze em quinze dias, o reajuste, parece que o prefeito Lucemir do Amaral está longe de sentir as dificuldades do funcionalismo e liberar o reajuste mais do que justo. Quem sabe o Laerte não convença o ‘homem’?!?!?

Terceirizando ao Ministério…

Ney Carteiro
Ney Carteiro

…Público – Corre na boca-pequena de Guará que na falta de habilidade política, o que o vereador Ney Carteiro não consegue resolver por meios regimentais na Câmara de Guará, tem transformado em denúncias à Promotoria.

Trocando em miúdos, população vota num vereador que terceiriza seu trabalho ao promotor, já que dificilmente ganha uma na tribuna da Casa de Leis.

‘Esfrega’
A sessão de Câmara de Guará fechou de maneira inusitada esta semana com o presidente da Casa, Celão Coutinho, dando um ‘esfrega’ no vereador Fabrício da Aeronáutica, porque a cada emenda do Transporte Público derrubada pelos governistas, ‘eles’ caracterizavam um ato de subversão à população, passando a conotação que somente a oposição estava atuando nos interesses dos usuários do transporte. Basta dizer que projeto foi aprovado sob os reclames do ‘quinteto’…

Corram que a polícia…
…vem aí!!! A julgar pela fala do vereador Fabrício da Aeronáutica na sessão da última quinta-feira, ele abriu guerra contra os fake news que atuam nas redes sociais de Guará, fazendo o terror dos políticos. De acordo com seu pronunciamento, pelo menos dois ou três já estão identificados pela polícia, e pelo jeito, sem chance de até jogar o computador pela janela para fugir do flagrante. Perguntem ao Toninho Malvadeza!!!

Joga, mas não marca gol

Isael Domingues
Isael Domingues

Comenta-se pelas esquinas de Pinda, que a equipe de governo do prefeito Isael Domingues está feito time do São Paulo: entra em campo, joga, mas não marca gol; em outra situação, tem zaga, mas não tem ataque; tem elenco, mas não tem comando.

Segundo o pessoal do Mercadão, vontade e seriedade para fazer o melhor não falta no prefeito, mas aparentemente a última palavra, parece não ser sua…

Paredão
Quem apostou que a prefeita Erica Soler receberia sinal verde da Câmara para contratação de uma organização social – OS – para administração à saúde de Potim no primeiro round, perdeu. Os vereadores resolveram dar um breque na votação com o pretexto de criar uma comissão para ‘examinar os detalhes’. Há que diga pelas esquinas que a intenção de alguns parlamentares não é bem estudar o projeto, mas sim oferecer uma certa dificuldade ‘para quem sabe’…

O processo é lento

Erica Soler
Erica Soler

Parece que os problemas que a prefeita de Potim enfrenta para administrar a cidade não são apenas financeiros, como muitos imaginam. Tentando resolver a lentidão do trabalho em alguns setores da Prefeitura, Erica busca o aval da Câmara para implantação de um Plano de Demissão Voluntária, o conhecido PDV.

Disseram que a finalidade é ‘dar linha’ em quem não pega o ritmo do serviço, abrindo espaço para quem quer trabalhar, criando inclusive possibilidades até para abertura de um concurso público.

Mas por hora, até isso a Câmara travou. Perguntem ao Rivelino!!!

Concorrência vermelha
Quem observa o petista Vela do Sindicato levando adiante sua pré-campanha a deputado estadual, talvez não imagina que ele pretende hastear uma bandeira vermelha no mastro da Prefeitura de Pinda. Se é muita pretensão, muitos evitam dizer para não entristecer o camarada, mas que sua intenção é de concorrer à vaga ocupada por Isael Domingues em 2020, isto é líquido e certo. Como diz aquele experiente político com acento na Câmara: “precisa combinar com os eleitores, caso contrário…”

Não convidem para…
…a mesma picanha O prefeito Fábio Marcondes e o seccional de Guará, Dr. Marcio Ramalho, principalmente se o churrasco for para tratar do assunto da violência em Lorena, e os relatórios das políticas públicas municipais para suprir o que seria atribuição do Estado no município…

Disputa velada
É quase público, além de notório, que Roderley Miotto disputa ‘palmo a palmo’ a presidência da Câmara de Pinda contra o Felipe César. Enquanto um deles joga com o poder de convencimento para conquistar os votos dos colegas, o outro aposta na experiência de alguns mandatos acumulados e articulação de quem não precisa falar muito para convencer. Façam suas postas…

Médio prazo
A possibilidade de Guará receber uma nova indústria, com investimento de R$ 1,6 bilhão, com expectativa de mais de 400 posto de empregos, deverá coroar o primeiro mandato de Marcus Soliva, carimbando novamente seu ‘passaporte’ para uma continuidade pós 2020. A informação, que até então corria de forma sigilosa nas imediações do gabinete, ganhou a roda dos bem informados com a proposta de compra da área de duzentos mil quadrados para abrigar o empreendimento. Por esta a oposição não esperava…

Olho no calendário
Faltam apenas 162 dias para as eleições!!!

Foto legenda…

Nishimoto

O deputado Helio Nishimoto (PSDB) que foi recebido pelo prefeito Marcus Soliva e o vereador João Pita, nesta sexta-feira, em Guará.

A motivação da visita do estadual foi a liberação de duas verbas solicitadas por Soliva e o alinhamento de alguns projetos políticos para o pós eleição.

Em Alta

Pinda… O prefeito Isael Domingues, que conseguiu implantar o COI Municipal, com avanço no monitoramento e o combate à violência. O investimento de R$ 2 milhões no sistema, que conta com imagens de 16 câmeras de segurança, distribuídas por pontos estratégicos, deu continuidade ao projeto lançado pelo ex-prefeito Vito Ardito. O município deu provas de que é necessário cada vez mais organização para trabalhos independentes do Estado, na tentativa de combater a violência, assim como Lorena, com a Guarda Civil Municipal, Guaratinguetá e Cruzeiro, com investimentos próprios. Em ano de campanha eleitoral, um espaço a menos para palanque com demandas populares.


Em Baixa

Alckmin… Afastado do cargo para a disputa da Presidência da República em outubro, o tucano não deixou saudades em boa parte dos prefeitos da região. Nem mesmo nos colegas de PSDB, como o prefeito de Lorena, Fábio Marcondes. Depois de ver sua cidade apontada em levantamento do Instituto Sou da Paz como a mais violenta do Estado, o chefe do Executivo lorenense respondeu rápido, enfatizando como a gestão de Geraldo Alckmin motivou o avanço da criminalidade, com o baixo efetivo policial, o desmantelamento da estrutura da Civil e a demora em ações como o COI regional. Enquanto isso, o encargo é cada vez mais jogado no colo dos municípios, com cofres vazios e costas largas…

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?