Unidade móvel reforça atendimento de saúde em bairros afastados de Pinda

“Ônibus da Saúde” oferece exames e consultas em regiões rurais e periféricas

Ônibus da Saúde", estacionado na região do bairro da Castolira, em Pindamonhangaba; serviço já realizou mais de mil atendimentos (Foto: Divulgação PMP)
Ônibus da Saúde” no Castolira, em Pinda; serviço já realizou mais de mil atendimentos (Foto: Divulgação PMP)

Lucas Barbosa
Pindamonhangaba

Unidade móvel equipada para realizar consultas médicas nos bairros mais afastados da região central de Pindamonhangaba, o “Ônibus da Saúde” realizou, no Castolira,  mais de mil procedimentos no último final de semana.  A iniciativa, que oferece diversos tipos de exames à população, busca reforçar também o atendimento na zona rural do município.

Constatando o aumento da demanda e as dificuldades de deslocamento dos pacientes de bairros periféricos e rurais de Pindamonhangaba, a atual gestão municipal, comandada pelo prefeito Isael Domingues (PR), implantou no início de 2017 o projeto “Ônibus da Saúde”. A ação foi viabilizada após o Executivo recuperar e modernizar o veículo, que estava parado há cerca de oito anos na secretaria de Obras, equipando-o com um consultório básico que permite a realização de diversos procedimentos como atendimentos odontológicos, coletas de sangue, campanhas de vacinação e exames preventivos femininos (testes ginecológicos de prevenção ao câncer do colo do útero).

O “Ônibus da Saúde” também teve papel fundamental no atendimento às famílias do Residencial ‘Bem Viver’, inaugurado no fim de fevereiro de 2018, no Araretema. À época, a unidade “acolheu” por quase um mês os pacientes da região, enquanto a Prefeitura concluía a construção de uma UBS (Unidade Básica de Saúde), entregue à população em junho do mesmo ano.

Desde então, todas as segundas-feiras e finais de semana o consultório itinerante percorre os bairros da zona rural e outros pontos afastados da cidade. No último dia 4, foi a vez do bairro Castolira ser atendido.

Na ocasião, médicos e enfermeiros realizaram mais de mil procedimentos, principalmente vacinações e exames preventivos femininos. Já nas próximas semanas, a unidade percorrerá os bairros rurais dos Oliveiras, Cerâmica, Piracuama, Pinhão do Borba e Pinhão do Uma.
A secretária de Saúde, Valéria dos Santos, destacou os pontos positivos da implantação do “Ônibus da Saúde”. “A unidade itinerante é um excelente suporte no atendimento aos pacientes que residem nas regiões mais afastadas. O cronograma da ação é dinâmico e respeita a necessidade de cada bairro, ou seja, após identificarmos a demanda, disponibilizamos médicos destas especialidades específicas, como clínicos gerais, pediatras ou ginecologistas”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?