Pinda reforça necessidade de cadastro no E-SUS para garantir atendimento na saúde

Pronto Socorro de Pinda; Cidade reforça campanha para cadastro do E-SUS (Foto: Arquivo Atos)

Bruna Silva
Pindamonhangaba

Para atender uma norma federal, a Prefeitura de Pindamonhangaba anunciou, recentemente, que os moradores que fazem uso da rede pública de saúde devem fazer cadastro no E-SUS (aplicativo do Ministério da Saúde) para assegurar o atendimento gratuito. O recadastramento garante à população o atendimento gratuito em qualquer unidade de saúde pública do país, além de contribuir para o diagnóstico e estatísticas.

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que Pinda possui 171,8 mil habitantes, destes somente 113,2 mil estão cadastrados no E-SUS, o que corresponde a 65,8% de todo o povo.

A expectativa do Município é de aumentar o percentual e estar alinhado aos parâmetros exigidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Para os 58 mil moradores sem cadastro, a orientação é buscar uma unidade de saúde para concluir o procedimento. Até mesmo aqueles que possuem convênio médico ou que arquem com suas despesas médicas de forma particular, devem se cadastrar pois, o cadastro é referente ao sistema de saúde como um todo.
“É importante que todos colaborem com esta exigência do Ministério da Saúde, pois é uma das formas que o SUS tem para levantamento populacional, estatístico, e também para definir parâmetros de repasse de medicamentos, vacinas, insumos e recursos para a saúde. Com base nesses dados é que o SUS baliza todas as suas transferências. Desta forma, se tivermos um menor número de pessoas cadastradas do que a população total da cidade, podemos receber menos insumos e os recursos serão insuficientes para o que precisamos”, justificou a secretária interina de Saúde, Ana Macedo.

O processo pode ser feito de segunda a sexta-feira, dentro do horário de atendimento das unidades de saúde (das 7h às 13h e das 13h às 16h). É necessário que os moradores apresentem documentos originais ou cópias de RG, CPF, comprovante de endereço e Cartão SUS. Quem não tiver o cartão poderão efetuá-lo na hora.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?