Pronto Socorro para gestantes é implantado em Pinda

Unidade atende também recém-nascidos de até 28 dias; investimento mensal é de cerca de R$ 260 mil

O prefeito Isael Domingues (centro) conhece a estrutura do recém entregue Pronto Socorro de Ginecologia e Obstetrícia, em Pindamonhangaba (Foto: Divulgação)
O prefeito Isael Domingues (centro) conhece a estrutura do recém entregue Pronto Socorro de Ginecologia e Obstetrícia, em Pindamonhangaba (Foto: Divulgação)

Lucas Barbosa
Pindamonhangaba

O prefeito de Pindamonhangaba, Isael Domingues (PR), inaugurou na última semana o PSGO (Pronto Socorro de Ginecologia e Obstetrícia), que funcionará em um espaço exclusivo na Santa Casa de Misericórdia. O serviço, que contará com um investimento municipal de cerca de R$ 260 mil mensais, atenderá exclusivamente as gestantes e recém-nascidos da rede municipal de saúde.

Pouco mais de um mês depois da celebração do convênio entre o Município e a Santa Casa, as portas do PSGO foram abertas na manhã da última segunda-feira. Além do chefe do Executivo, a cerimônia de inauguração contou com a presença do provedor da Santa Casa, Décio Prates, do presidente da Câmara, Carlos Moura, o Magrão (PR) e a secretária de Saúde e Assistência Social, Valéria dos Santos.

O PSGO é equipado para o atendimento de urgência e emergência, 24 horas por dia, e conta com obstetra, ginecologista e pediatra. Devido sua localização, a unidade também terá o apoio dos médicos da UTI Neonatal diante algum caso de emergência.

Em relação à estrutura do prédio, ele possui consultório médico e salas de recepção, triagem e de procedimentos. Para Isael, a unidade contribuirá consideravelmente para que a cidade ofereça um atendimento ainda mais humanizado para a população. “Antes, as crianças também iam para o Pronto Socorro receber atendimento, com o risco de contrair doenças devido ao seu sistema imunológico ainda em consolidação. Agora, podemos oferecer um atendimento separado e especializado para melhor acolhimento e segurança destes bebês”, destacou Isael Domingues, que iniciou em 2017 as tratativas com a Santa Casa para a criação do PSGO.

Além de revelar que o município registra anualmente cerca de três mil nascimentos, a secretária de Saúde e Assistência Social também apontou os diferenciais do local. “Sem dúvida, esta inauguração é um marco para o setor da saúde de Pinda. Nesta unidade, moderna e estruturada, as gestantes e os recém-nascidos de até 28 dias terão um atendimento diferenciado e muito qualificado. Desta maneira, a equipe médica terá condições de realizar atendimentos mais ágeis, reduzindo o risco de complicações e óbitos”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?