Após aprovação de Plano Diretor, Pinda reforça busca pelo MIT

Título garantiria novos recursos financeiros; cidade quer tornar-se estância turística

O prefeito Isael Domingues e a diretora de Turismo, Ana Lúcia Gomes, assinam convênio com Estado (Foto: Divulgação)
O prefeito Isael Domingues e a diretora de Turismo, Ana Lúcia Gomes, assinam convênio com Estado (Foto: Divulgação)

Lucas Barbosa
Pindamonhangaba

Passo essencial na busca do título de MIT (Municípios de Interesse Turístico), o Plano Diretor de Turismo de Pindamonhangaba foi aprovado de forma unânime na última sessão de Câmara. O plano tem como objetivo traçar diretrizes que fortaleçam e impulsionem o setor turístico do município.

Após receber cerca de trinta mil visitantes no ano passado, Pindamonhangaba planeja desenvolver ações que aumentem o fluxo de turistas a partir do segundo semestre do ano. O conjunto de ações, incluso no Plano Diretor, tem como uma das principais metas garantir que a cidade seja contemplada com o MIT, o que renderia anualmente um repasse estadual de R$600 mil. De acordo com a diretora de Turismo, Ana Lúcia Gomes, o recurso contribuiria para o desenvolvimento do setor.

Aprovado pelo Legislativo no último dia 26, o plano foi desenvolvido por 35 servidores municipais, que no ano passado foram capacitados por uma equipe do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). O documento, que atende as exigências da secretaria Estadual do Turismo, descreve o potencial turístico, principais atrativos e infraestrutura adequada atender às populações fixas e flutuantes (visitantes). “O plano é uma extensão das ações que já estamos promovendo, como o City Tour, que apresenta as atrações turísticas para os visitantes. Também buscaremos em breve realizar capacitações para que frentistas, funcionários de restaurantes e de hotéis nos ajudem nesta divulgação e melhor contato com os turistas”, explicou Ana Lúcia.

O Palacete 10 de Julho, no Centro de Pindamonhangaba, um dos ícones do turismo histórico da cidade (Foto: Reprodução)
O Palacete 10 de Julho, no Centro de Pindamonhangaba, um dos ícones do turismo histórico da cidade (Foto: Reprodução)

A diretora ressaltou ainda a importância da busca pelo MIT, visando o desenvolvimento do setor. “Estamos fazendo o possível para contar com este título que ampliaria nosso orçamento, dando condições para viabilizarmos diversos projetos. Acredito que aliando este reforço nos recursos, diretrizes do plano diretor e o potencial turístico, Pinda tem totais condições de evoluir muito neste setor”.

Depois da aprovação legislativa do plano, a documentação do MIT será enviada até o fim desta semana ao deputado estadual André do Prado (PR), responsável por encaminhá-la à secretaria Estadual do Turismo. Após a avaliação do projeto, a pasta definirá se ele estará apto a ser aprovado.

Na sequência, os passos finais do trâmite serão o aval da Assembleia Legislativa e a sanção do governador Márcio França (PSB).

Caso consiga o título, Pinda poderá posteriormente tentar ser elevava a estância turística, garantindo anualmente um repasse estadual de cerca de R$ 2 milhões.

Na região, Cruzeiro já conta com o MIT. Outras cidades que buscam a nomeação são Cachoeira Paulista (a mais próxima de obter o título), Lorena e Potim.

Atrações – De acordo com Plano Diretor de Turismo de Pindamonhangaba, os principais atrativo que serão fomentados são a praça Monsenhor Marcondes, a Estrada de Ferro Campos do Jordão, a Estrada de Ferro Central do Brasil, o Palacete 10 de Julho, o Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, o Bosque da Princesa, a Igreja Matriz e a Igreja São José da Vila Real.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?