Furtos e roubos caem no primeiro bimestre

Comparação com o ano passado tem baixa de até 20%; Cruzeiro, Pinda e Lorena são destaques positivos

Supermercado alvo de assaltantes em Lorena; combate à criminalidade na região garante queda no número de ocorrências no início do ano (Foto: Arquivo Atos)
Supermercado alvo de assaltantes em Lorena; combate à criminalidade na região garante queda no número de ocorrências no início do ano (Foto: Arquivo Atos)

Lucas Barbosa
Regional

Um balanço divulgado na última semana pela secretaria de Segurança Pública do Estado revelou que o Vale do Paraíba registrou quedas de 6% nos casos de furto e de 20% nos de roubo, no primeiro bimestre do ano, comparado ao mesmo período de 2017.

De acordo com os dados, enquanto 1.756 moradores foram roubados nos dois primeiros meses do ano passado, o número de vítimas em 2018 foi de 1.405. Já os furtos tiveram uma redução mais tímida, passando de 5.080 para 4.766.

Além de registrar a maior diminuição de homicídios culposos (quando existe a intenção de matar) no primeiro bimestre do ano na região, chegando a 83%, Pindamonhangaba teve uma queda de furtos no período, que passou de 292 para 209, representando um decréscimo de 28%.
Os casos de roubo também caíram de 101 para 96, totalizando uma redução de 5%.

O delegado titular do 1º Distrito Policial de Pindamonhangaba, Vicente Lagioto, apontou alguns fatores que contribuíram para que município fosse o destaque positivo da região no combate à criminalidade no primeiro bimestre de 2018. “A chegada de mais um investigador reforçou nossa equipe, que agora tem quatro profissionais nesta função, dando condições para identificarmos com mais rapidez os autores de delitos. Com a prisão preventiva destes indivíduos, evitamos que eles façam novas vítimas, consequentemente impactando na redução dos índices”.

Lagioto destacou ainda a importância da atuação do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança de Pindamonhangaba), que além de estreitar as relações entre os órgãos de segurança pública e a população, desenvolve ações de conscientização que buscam incentivar as vítimas de crimes a registrarem boletins de ocorrência.

Os dados do Estado revelaram ainda que Lorena lidera a redução de casos de roubo na região. Enquanto a soma de janeiro e fevereiro de 2017 foi de 124 ocorrências, neste ano os registros despencaram para 31, resultando numa queda de 75%. O índice de furtos também caiu de 175 para 123, chegando a 29%.

As demais cidades da sub-região 3 da Região Metropolitana do Vale do Paraíba que tiveram redução em roubos foram Aparecida (64%), Cruzeiro (59%), Potim (42%) e Guaratinguetá (41%).

Já no índice de furtos, além de Pinda e Lorena, contabilizaram reduções Cruzeiro (38%), Silveiras (33%), Guaratinguetá (23%), Aparecida (4%) e Cachoeira Paulista (3%).

Trauma – De acordo com a Pesquisa Nacional de Vitimização, realizada pelo Ministério da Justiça, 21% dos brasileiros foram alvos de violência no ano passado. A maioria dos casos envolveu situações de furto ou assalto.

O estudo apontou ainda que nos dias seguintes ao crime, a maioria das vítimas enfrenta o Transtorno do Estresse Pós-Traumático.
Este é o caso da moradora do Jardim Rosely, A.C.D.O (que pediu para ter o nome preservado), que em janeiro teve o aparelho celular roubado no caminho ao trabalho. “Eu estava falando com meu namorado, quando um homem veio com a mão por debaixo da camiseta falando que estava armado e que era para eu entregar o celular. Fiquei uns três dias sem conseguir me alimentar e dormir direito. Até hoje, fico desconfiada de todo mundo que chega perto de mim”, desabafou.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?