Região segue com violência acelerada; homicídios e estupros têm aumento no primeiro bimestre

Levantamento do Estado mantém RMVale como a região mais violenta do interior; janeiro e fevereiro registram 55 assassinatos contra 37 vítimas na região de Sorocaba

Frota de viaturas da Polícia Civil; região mais violenta do estado tem alta de homicídios (Foto: Reprodução Gesp)

Thales Siqueira
RMVale

A RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) segue como a região mais violenta do interior paulista. Os dados foram divulgados pela SSP (secretaria de Segurança Pública), na última segunda-feira (25), e revelam que o primeiro bimestre de 2024 contabiliza um aumento de 3,77% no número de homicídios em comparação com o mesmo período de 2023. Outro número alarmante que gera preocupação é o aumento de estupros.

Segundo o levantamento, a RMVale teve entre janeiro e fevereiro, 55 assassinatos, sendo 54 vítimas de homicídio doloso (quando existe a intenção de matar) e uma vítima de latrocínio (roubo seguido de morte). No mesmo período do ano passado, foram 52 vítimas de homicídio doloso e uma vítima de latrocínio.

Pindamonhangaba lidera a lista dos municípios que mais tiveram mortes violentas nos dois primeiros meses deste ano. O município registrou 7 homicídios dolosos. Na segunda posição do ranking com cinco vítimas cada, aparecem Aparecida, Guaratinguetá e Taubaté.

São José dos Campos e Caraguatatuba tiveram quatro moradores assassinados. Jacareí (3), Caçapava (3), Cruzeiro (3), Santa Branca (3), Ubatuba (3), Queluz (2), São Sebastião (2), Igaratá (1), Lorena (1), Paraibuna (1), Piquete (1), Potim (1) e Roseira (1).

No primeiro final de semana de fevereiro, Guaratinguetá registrou dois assassinatos em menos de 24 horas. No fim de semana seguinte, foi a vez de Aparecida registrar duas mortes violentas no mesmo intervalo de tempo.

Com as 55 mortes violentas, a RMVale permanece como a região mais violenta do interior de São Paulo. Na região de Sorocaba foram 37 vítimas, Ribeirão Preto (34), Campinas (32), Piracicaba (32), Bauru (27), Santos (26), São José do Rio Preto (24), Presidente Prudente (21) e Araçatuba (20).

Ainda de acordo com dados da SSP, a RMVale contabilizou um aumento de 26,3% no número de estupros nos dois primeiros meses de 2024. Enquanto em janeiro e fevereiro do ano passado foram contabilizados 110 casos de estupros, no mesmo período deste ano foram registrados 139 casos.

Das 139 vítimas de estupro, 97 são consideradas vulneráveis (menores de 14 anos, enfermos e deficientes).

Número de furtos – Outro índice que apresentou aumento foi o número de furtos, um crescimento de 1,69%. Em janeiro e fevereiro de 2023 foram registrados 3603 furtos na RMVale enquanto no mesmo período de 2024 foram 3664.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?