Após aprovação na Câmara de Guará, Codesg tem novo diretor presidente

João Vaz assume Empresa pública, a Companhia de Desenvolvimento de Guaratinguetá com missão de regularizar finanças e buscar crédito pra manter obras

Obras realizadas pela Codesg; Companhia tem novo diretor presidente, mudança promete novo modelo de gestão (Foto: Reprodução PMG)

Fabiana Cugolo
Guaratinguetá

A Câmara de Guaratinguetá aprovou por unanimidade a nomeação para o cargo de diretor presidente da Codesg (Companhia de Desenvolvimento de Guaratinguetá) a João Vaz, que deixa a secretaria de Governo da gestão Marcus Soliva (PSC) e assumiu o novo posto na última quinta-feira (1). A mudança, na verdade, é uma troca de cadeiras, já que quem fica à frente da pasta de Governo e, consequentemente, do Escritório de Projetos é João Batista Coelho de Oliveira, que deixou a presidência da autarquia.

Vaz explicou que a troca se deve a necessidade de um novo modelo de gestão na Codesg, que enfrenta problemas financeiros desde gestões municipais anteriores. “O prefeito me convidou, me deu esse desafio, de assumir a Codesg, em um momento de dificuldades, mas também tem muitas possibilidades. As dificuldades, vamos tratá-las da melhor forma possível e vamos tentar superá-las. Existem questões que nós estamos equalizando no financeiro, no operacional, no administrativo, para que a gente possa ter uma empresa enxuta, produtiva e trazendo soluções, principalmente, em obras”, destacou.

Ainda sobre a situação financeira, o novo diretor aguarda um levantamento sobre os valores em relação ao endividamento da empresa. De acordo com Vaz, a pandemia atrapalhou o processo de recuperação da Codesg com quase todas as obras paralisadas, diminuição de recebimentos e despesas fixas que permaneceram no período. “Já tenho um conhecimento razoável de situações. Vou negociar com fornecedores que hoje têm algumas pendências. Temos planejamento para começar a diminuir esse endividamento e condições possíveis de serem feitas em um período imediato, após a minha assunção, mas ao mesmo tempo, buscando a sustentabilidade da empresa, porque sem essa credibilidade, sem voltar a ter o crédito com seus fornecedores, o respeito da sociedade por aquilo que a Codesg entrega para o cidadão, a gente não vai conseguir mudar o cenário”, avaliou.

Atualmente, a Codesg segue com obras em andamento em Guaratinguetá, sendo as principais delas de drenagem e pavimentação em ruas dos bairros Clube dos 500 e Jardim Vista Alegre, financiadas por meio do empréstimo do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento) da Caixa Econômica Federal. Outra melhoria aguardada e de responsabilidade da empresa é a reforma do Mercado Municipal, que, de acordo com a gestão, deverá concluir a fachada do local ainda neste ano. E em breve, a companhia também deve assumir as obras nos pontos críticos da estrada do Gomeral.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?