Projetos sociais buscam acabar com estigma de violência do Cecap

“São Domingos Sávio” e “Viva” atendem 150 crianças carentes em Lorena; voluntários trabalham por mudança de imagem do bairro

Crianças atendidas por projeto na Cecap; ação dá exemplo para bairro (Foto: Divulgação)
Crianças atendidas por projeto na Cecap; ação dá exemplo para bairro (Foto: Divulgação)

Lucas Barbosa
Lorena

Conhecido como um dos bairros mais violentos e sobre influência do tráfico de drogas em Lorena, o Cecap é alvo de um projeto que conta com a atuação de projetos sociais que buscam manter jovens longe da criminalidade.

Através do trabalho voluntário, as entidades tentam contribuir para a mudança da imagem do local perante a sociedade.

Falta de apoio governamental, violência e desestrutura familiar. Estes são alguns dos obstáculos enfrentados por diversas crianças que vivem no Cecap. Em contrapartida, o bairro abriga a Obra Social São Domingos Sávio e o Projeto Viva, que apresentam aos jovens novos caminhos a serem trilhados.

Fundado em 2006 pelos amigos Jean César Ramos e Matheus Alves, o “Projeto Viva” oferece aulas gratuitas de futsal para crianças carentes. Nos primeiros anos da ação, os treinamentos eram realizados na quadra da praça Maestro José Bráulio de Souza. Diante da falta de estrutura adequada do local, os voluntários solicitaram ao prefeito da época Paulo Neme (PSL), a construção de uma sede própria.

O pedido foi atendido, e no ano seguinte foi cedido um terreno na rua Professor Joaquim de Castro, que já contava com uma quadra. No local, atualmente são atendidas cem crianças. “Creio que mudamos a vida de muitos jovens, dando autoestima para que pudessem buscar um futuro melhor. Temos muitos garotos que entraram em times de ponta de futsal. Sete atletas nossos jogam pela equipe do Taubaté, uma das mais fortes do estado”, comemorou Jean.

O voluntário explicou que além do atendimento as crianças, o Viva desenvolve outras ações esportivas que almejam mudar a imagem negativa, atribuída ao bairro. Em setembro, Jean e o amigo Fábio Barba, realizaram a primeira edição do campeonato de futsal “Cecap da Paz”, que reuniu 13 equipes de diversos bairros. “Muita gente acha que só existe coisas ruins na Cecap, mas a realidade não é essa. Temos um comércio forte, moradores de boa índole e projetos sociais estruturados. Está na hora do lorenense ver aqui com outros olhos”.

As crianças da Cecap também contam com o apoio da Obra Social São Domingos Sávio. A instituição surgiu após o Centro Salesiano de Desenvolvimento Social, que realizava um projeto de caridade em um prédio, decidir deixar o espaço no início de 2013. O local foi cedido para que um grupo de moradores pudessem dar continuidade às ações assistencialistas. Mas ao perceber a dificuldade dos voluntários, no ano seguinte o pároco da igreja Nossa Senhora Aparecida, Rodrigo Alves, indicou a professora, Rosimar Leite, para que assumisse o comando do local, que passou a se chamar Obra Social São Domingos Sávio.

Além de refeições, a entidade oferece oficinas sócias educativas a cinquenta crianças carentes. Buscando ampliar sua atuação, a obra firmou parcerias com um grupo de alunos do Colégio Drummond, que dão aulas gratuitas de inglês, e com a Prefeitura, que cede transporte semanal até o CSU (Centro Social Urbano), onde são realizadas uma série de atividades esportivas. “Devido ao estado de vulnerabilidade social que vivem, estas crianças necessitam de um acolhimento especial. Nosso trabalho, que é pautado pela humanização, busca plantar uma semente para que no futuro as famílias do Cecap colham coisas boas”, explicou a coordenadora, Ginandréia da Silva.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?