Lorena cria lei para proibir bicicletas e skates nas calçadas

Projeto encaminhado pelo Executivo para regularização é aprovado e institui norma, que tem multa e até apreensão

Agente de trânsito no Centro de Lorena; lei quer coibir a circulação de bicicletas, skates e patins nas calçadas; rigor na norma terá até apreensão (Foto: Francisco Assis)
Agente de trânsito em Lorena; nova lei que coíbe bicicletas, skates e patins nas calçadas vai de multa a apreensão (Foto: Francisco Assis)

Jéssica Dias
Lorena

A Câmara de Lorena aprovou na última segunda-feira o projeto do Executivo que cria a lei para regularizar o uso de bicicletas, skates, triciclos, patinetes e patins. A aprovação obteve nove votos favoráveis e sete contrários. O projeto tenta organizar e disciplinar o trânsito da cidade, focando a segurança, mobilidade urbana e a preservação do patrimônio público.

De acordo com o texto do projeto, os usuários utilizam esses meios de transportes de forma e em locais inadequados, ajudando na depredação do patrimônio público, trazendo prejuízo ao erário e colocando em risco a segurança das pessoas.

Ainda de acordo com a proposta, o trânsito de bicicletas sobre a praça coloca em risco as pessoas e crianças que circulam no local. A estudante Jade Basilio, 17 anos, falou dos riscos presentes na praça referente ao trânsito irregular de ciclistas e skatista. “Fica família sentada na praça com crianças vendo a fonte. Aí tem bicicleta, skate passando e pode acontecer de machucar alguém. Ficar fazendo essas manobras que eles fazem pode acabar atropelando crianças”.

Para Jade a cidade não se adaptou para atender ciclistas e pedestres. “A cidade não está se adaptando à ciclovia. Eu venho pra cidade (Centro) de manhã e fizeram aquela ciclovia na Praça da Estação, sem noção, porque fica bicicleta, carro e a gente a pé, tentando passar no mesmo lugar. Fica terrível! Eu vi uma mulher pintando e pensei ‘não acredito que vão fazer isso, em cima da praça’”, criticou a estudante.

A lei dará à Guarda Municipal e aos agentes de trânsito respaldo para cobrar a obediência, respeito e o uso correto desses meios de locomoção em locais públicos. O descumprimento acarretará em advertência, apreensão e multa, de acordo com a gravidade do ato.

A norma será aplicada somente após 180 dias, período em que continuará a campanha de conscientização, orientação e educação no trânsito. O Executivo aguarda o encaminhamento do projeto pela Câmara para sanção do prefeito Fábio Marcondes (PSDB).

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?