Programa Calçadas Acessíveis promete qualificar acessibilidade em Cachoeira

Facilitar a locomoção de pessoas com limitação física é o desafio de obras na cidade, gratificada também com academia e playground adaptados

Playground adaptado para pessoas com deficiências em Cachoeira Paulista; programa adapta região central (Foto: Thales Siqueira)

Thales Siqueira
Cachoeira Paulista

Para garantir uma maior acessibilidade a pessoas com necessidades especiais de Cachoeira, a Prefeitura deu início à uma série de adaptações na praça Prado Filho, no Centro. A obra, que tem previsão de ser entregue até o começo de maio foi viabilizada por recursos do programa estadual “Calçadas Acessíveis”. A Praça dos Fundadores, no bairro Parque Primavera, também recebeu melhorias no início de março.

Juntamente à secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o Município conquistou também uma academia e playground adaptados que foram instalados no complexo esportivo da Quadra Coberta no final de fevereiro. A academia possui duas máquinas de supino, duas de twist e duas de tríceps. Já o parquinho tem dois tipos de balanço e um carrossel. O intuito da instalação desses equipamentos é atender às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e por consequência ampliar a inclusão no município.

De acordo com a secretária de Planejamento, Polyana Maria da Silva Paiva, a atual gestão tem uma relação boa com o governo estadual e que assim que novos convênios e programas forem liberados, a cidade poderá receber melhorias em outras áreas. “A gente vem trabalhando para cada vez mais trazer mais convênios para aumentar a acessibilidade, aumentar a disponibilidade desse tipo de equipamento para a cidade”.

O valor recebido para a adaptação das duas praças foi de R$ 250 mil. A Praça dos Fundadores foi escolhida por estar em uma região de grande fluxo, próxima à rodoviária, em um bairro com número alto de idosos e pessoas com mobilidade reduzida.

A secretária destacou que essas obras visam atender não somente as pessoas com necessidades físicas, como cadeirantes ou pessoas que têm deficiência visual, mas também quem possuem limitações pela idade. “Cachoeira Paulista é uma cidade com bastante idosos. Então esses degraus acabam dificultando um pouco a locomoção. Pensando nisso, em evitar possíveis quedas, Cachoeira tem o intuito de tornar-se mais acessível para tornar melhor a qualidade de vida dos habitantes”.

Inclusão – Além do trabalho para que a cidade tenha as calçadas livres de obstáculos e barreiras, a Prefeitura tem focado a inclusão nos projetos que vem desenvolvendo. Já existe um plano de acessibilidade com previsão de rampas e banheiros acessíveis para a reforma do Teatro Municipal, que terá obras iniciadas em breve.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?