Alunos Unifatea reformam Abrigo de Idosos Maria de Nazareth, em Lorena

Projeto do curso de Arquitetura e Urbanismo revitaliza e transforma espaços

Estudantes do terceiro e quarto anos de Arquitetura e Urbanismo da Unifatea em espaço recuperado de entidade; proposta chega à asilo (Foto: Divulgação)
Estudantes do terceiro e quarto anos de Arquitetura e Urbanismo da Unifatea em espaço recuperado de entidade; proposta chega à asilo (Foto: Divulgação)

Da Redação
Lorena

Uma iniciativa dos alunos do 3º e 4º anos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifatea (Universitário Teresa D’Ávila) promete reformar o Abrigo de Idosos Maria de Nazareth, no bairro do São Roque, em Lorena. O projeto Casa Real deve entregar a estrutura recuperada ainda este ano.

A cada dois anos os alunos se reúnem em equipes para transformar um local. Nessa quarta edição o projeto vai revitalizar 12 ambientes diferentes no abrigo, oito em áreas internas e quatro em áreas externas, com interferências de fachada e paisagismo.

No abrigo de idosos Maria de Nazareth as intervenções serão realizadas de agosto a outubro. As ações começaram em maio, com as primeiras reuniões e visitas das equipes ao local, medição dos espaços, discussão de projeto e apresentação de uma proposta à diretoria do abrigo. Eles estão na fase de captação de recursos, com entrega prevista para outubro.

O projeto Casa Real já promoveu a reformulação de três espaços em Lorena. O primeiro foi uma casa no interior do Unifatea, em 2011, que, em apenas quarenta dias, ganhou um novo visual com cinco ambientes internos e um externo.

Em 2013, com o tema ‘Bem Morar’, o projeto proporcionou a revitalização de oito ambientes diferentes no Lar de Idosos Vila Vicentina, seis em áreas internas e dois em áreas externas com interferências de fachada e paisagismo.

Finalizando os projetos que já foram executados, em 2015 cerca de oitenta alunos do curso planejaram e executaram uma intervenção em sete ambientes no Cadevi (Centro de Atendimentos aos Deficientes Visuais), localizado no bairro Ponte Nova, em Lorena. A escola atende cerca de 30 alunos da cidade e região, portadores de deficiência visual. Esse projeto contou com o apoio da Prefeitura.

“A revitalização visa trazer mais funcionalidade aos espaços, segurança e bem-estar aos usuários, ao mesmo tempo em que busca despertar o papel social do arquiteto em contribuir com a sociedade”, explicou o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo do Unifatea, José Ricardo Faria Flores.

Além de Flores Faria, o projeto é organizado pelos professores e arquitetos Eduardo Venanzoni, Bárbara Sparenberg e Juliano Nunes Alves. “Essa ação promove uma rica experiência de troca, em que os estudantes levam à comunidade civil os conhecimentos específicos de arquitetura e urbanismo, e retornam à comunidade acadêmica com o conhecimento adquirido em suas atividades”, destacou o coordenador.

2 comentários em “Alunos Unifatea reformam Abrigo de Idosos Maria de Nazareth, em Lorena

  • 14 de julho de 2017 em 20:01
    Permalink

    ADOREI O PROJETO DO ABRIGO MARIA DE NAZARETH NOS OS RESIDENTES AGRADECEMOS DO FUNDO DO CORAÇÃO DE PODER-MOS TER UM LOCAL ONDE PASSAMOS SALDAR E CONTEMPLAR A NOSSA MÃE NATUREZA GRAÇAS AOS JOVENS DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UNIFATEA QUE DEUS JESUS E MARIA DE NAZARETH ILUMINE OS CAMINHOS DE TODOS VOZ E A DIREÇÃO COM MUITA SAUDE,PROSPERIDADE E HARMONIA. JUAREZ SANTANA 86 ANOS RESIDENTE DO ABRIGO.

    Resposta
  • 14 de julho de 2017 em 22:12
    Permalink

    EU ADOREI O PROJETO DO JARDIM NO ABRIGO DE IDOSO MARIA DE NAZARETH REALIZADO PELOS ALUNOS DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UNIFATEA (UNIVERCITÁRIO TEREZA D´ÁVILA ) EU JUAREZ SANTANA 86 ANOS RESIDENTE NO ABRIGO,EM NOME DOS DEMAIS RESIDENTE AGRADECEMOS O MARAVILHOSO PROJETO DO JARDIM ONDE NOS PODEREMOS LOUVAR E CONTEMPLAR A NOSSA MÃE NATUREZA PEDIMOS A DEUS,JESUS E MARIA DE NAZARETH PARA ILUMINAR TODOS OS ALUNOS E DIRETORES COM MUITA LUZZ SAUDE PROSPERIDADE E PAZ

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>